Receba GRÁTIS conteúdo do Pedreirão no seu email!

Curso Planejamento de Obras Online | Engenheiros e Arquitetos

Por: Fabrício Rossi

Você tem aquela insegurança de não saber quase nada de planejamento de Obras? Você tem dúvidas, ou simplesmente não conhece as rotinas de montar a sua EAP, montar o seu cronograma no MS-Project e não sabe dimensionar a duração da sua Obra?

E se eu te contasse que, de maneira totalmente online, no seu ritmo e sem precisar sair de casa, você pode aprender definitivamente, como planejar de forma profissional qualquer Obra, começando do zero, e tornar-se um expert em MS-Project acima da média e muito procurado pelo mercado?

É só continuar lendo para descobrir como isso é possível.

 

Porque você deve saber planejar uma Obra?

 

Um Engenheiro Civil que não sabe planejar uma Obra dificilmente conseguirá entregar a construção dentro do prazo. Não saberá qual a duração de cada serviço, e – isso é o que mais acontece – usará o senso comum para estimar os insumos necessários (mão-de-obra, equipamentos e materiais).

Também haverá grandes falhas na administração dos recursos e controle das aquisições, correndo o risco de os insumos necessários não estarem na obra no momento correto, além de gastos fora do esperado, por erros nas quantidades de materiais.

Sem um bom planejamento, o responsável pela obra não consegue prever possíveis riscos e adotar as melhores medidas de prevenção.

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de um planejamento de obra, clique aqui e descubra 7 Benefícios de uma Obra bem planejada.

 

Eu vou te contar porque o tradicional não funciona…

Os cursos tradicionais do mercado ensinam o planejamento de obra de maneira equivocada.

O Planejamento Rei traz resultados consistentes porque é diferente da maneira como o planejamento de uma obra é ensinado em outros cursos.

Planejar uma obra envolve muito mais do que apenas montar o cronograma no MS-Project, e os cursos tradicionais abordam somente essa etapa do planejamento, o que é um grande erro.

A partir disso, surgem dois graves problemas.

O primeiro é que o MS-Project é um software, e dominá-lo não é o suficiente. É necessário saber alimentar corretamente essa ferramenta, e extrair todas as informações que ela fornece.

O segundo problema que você deve ter bem claro na sua mente: Cronograma não é planejamento! O cronograma é apenas um dos processos do planejamento. Um processo extremamente importante, porque materializa todo o seu planejamento, mas não é apenas ele que deve ser levado em consideração.

Antes de montar o cronograma no MS-Project, há diversos passos anteriores que devem ser feitos, e outras várias etapas depois de consolidar o seu cronograma, essenciais para a gestão e controle da sua obra.

E é por isso que muitas pessoas, mesmo já tendo feito algum curso de Orçamento:

  • Não se sentem confiantes em planejar uma obra
  • Não sabem fazer um planejamento do zero
  • Não conseguem ter um planejamento eficiente

 

Porque o método funciona?

O planejamento de uma Obra é tratado muito superficialmente na graduação. Eu não sei como isso foi abordado na sua faculdade, mas eu me formei, tanto em Engenharia quanto na Arquitetura, sem saber nada de planejamento, e muito inseguro com relação a isso.

O que eu vi na sala de aula era tudo muito teórico, com cronogramas simples, sem saber como funciona na realidade do mercado, e sem acesso a nenhum tipo de projeto.

Aprovado em um longo processo de trainee, fui treinado para me tornar um “Gerente de Contrato”, responsável por toda a obra.

Nas obras que passei como Engenheiro Trainee, eu sempre cuidava do cronograma, do controle da obra, dos avanços semanais e aplicava na prática o que tinha sido treinado nos meses de escritório.

Com todas as experiências destes mais de 10 anos de carreira, eu percebi que:

  • É impossível aplicar todas as Melhores Práticas de Gerenciamento de Projetos e os seus processos, porque engessam a sua Obra, e um canteiro de obras é algo dinâmico. Burocratizar os processos não funciona.
  • Muitas obras não se preocupam em ter um planejamento, apenas um cronograma para apresentar para a gerência. Isso torna a gestão e o controle da obra muito difícil, assim como a entrega da obra dentro do prazo.

Após entender esses dois pontos, eu pude criar um método para planejar e controlar qualquer obra, que apliquei em contratos de 10 a 350 milhões de reais.

Recentemente, nós ganhamos uma licitação de R$3 milhões de reais, entregue em Dezembro de 2019, dentro do prazo e elogiada pelos responsáveis da gerenciadora. E isso foi possível apenas aplicando o método do Planejamento Rei.

 

Convite

Acredite: essa realidade não está longe de você. Você também pode se tornar um especialista em Planejamento de Obras, elaborar cronogramas rapidamente e conseguir planejar, com total confiança, qualquer obra do absoluto zero.

Com um método de planejamento 100% comprovado, ensinado passo-a-passo e completamente online, para você que deseja:

  • Planejar obras profissionalmente
  • Se destacar no mercado
  • Receber acima da média
  • Se tornar um expert em MS-Project

Mesmo que você não tenha experiência anterior, seja um recém-formado sem contato com a prática ou esteja terminando a sua graduação.

No curso do Planejamento Rei, você vai aprender com um estudo de caso real, de um prédio de 4 pavimentos, que foi realmente construído em Belo Horizonte – MG.

Para assistir ao vídeo onde eu explico tudo sobre o Planejamento Rei, é só clicar na imagem abaixo.

 

Dentro desta página, você terá acesso a todos as informações do curso: conteúdo dos módulos, depoimentos de alunos e como se inscrever.

 

Espero você no Planejamento Rei!

Abraços e Sucesso!

Fabrício Rossi.