Receba GRÁTIS conteúdo do Pedreirão no seu email!

7 Benefícios de uma Obra bem Planejada

Por: Fabrício Rossi

O planejamento na construção civil é essencial para o sucesso de qualquer obra, porque evita perdas, desperdícios e atrasos. É preciso ter uma visão clara do seu projeto, para prever todo o andamento da obra mesmo antes da execução. Nesse artigo, você vai conhecer 7 benefícios de ter uma Obra bem planejada.

1) Conhecer todas as tarefas que serão executadas na Obra

Antes de montar o cronograma da sua obra, primeiro você precisa conhecer a fundo todos os serviços que serão executados. Uma das estratégias que ajudam muito nesse processo é montar a EAP (Estrutura Analítica de Projeto) da obra.

Essa segmentação de tarefas melhora a organização e entendimento do seu projeto, além de auxiliar na identificação de possíveis riscos e oportunidades.

Tem dúvidas sobre as Etapas e Sequência de uma obra? Baixe agora nosso Guia Gratuito: Etapas e Sequência de uma Obra!

2) Planejamento dos recursos

 

Com uma obra bem planejada, você é capaz de administrar todos os recursos que serão necessários (mão-de-obra, materiais, máquinas, equipamentos), no tempo em que devem estar disponíveis no canteiro de obras.

Com um controle de aquisições, você saberá a quantidade necessária de cada material, a data em que devem ser comprados e a data limite para estarem na obra.

Os materiais não ficarão estocados por muito tempo, sua obra não correrá o risco de ficar parada por falta de insumos. Além disso, ter uma gestão de compras permite encontrar os melhores fornecedores e os melhores preços.

3) Controle de gastos

Planejar a obra vai permitir que você tenha uma previsão de fluxo de caixa. Um bom planejamento permite mapear a distribuição de custos durante todo o período de obra.

Você poderá notar os contrastes entre os desvios do planejado em comparação com a realidade da obra, em quais etapas haverá maiores gastos acumulados e, assim, diluir os custos ao longo do prazo de obra.

4) Controle das datas de início e término de atividades

O atraso de atividades é uma situação bastante comum no andamento de uma obra, seja por problemas com a equipe, quebra de equipamento que não há outro reserva, fatores externos imprevisíveis, como uma greve dos trabalhadores ou dos caminhoneiros, impedindo a produção de fábricas e o deslocamento de funcionários, como já aconteceu em 2018.

Com uma boa programação, você será capaz de replanejar todas as datas dos serviços que serão executados, adaptar a duração de outros serviços e manter o controle do prazo de entrega da sua obra.

5) Visualização das tarefas de cada equipe

Uma programação semanal com as atividades destinadas a cada encarregado te dá melhor controle do andamento da obra, comprometimento das equipes de obra e clareza no fluxo de informações.

Estruturar uma matriz de responsabilidades vai te permitir visualizar o responsável por cada atividade, o status em que o serviço se encontra e o prazo de entrega do mesmo. Assim, você terá uma equipe de produção eficiente e organizada.

6) Levantamento do quantitativo de Equipe de Obra

Fora as atividades com duração fixa e que não dependem da mão-de-obra ou de equipamentos, como a cura do concreto de uma laje, ou a impermeabilização das estruturas, a duração de cada atividade depende da:

  • quantidade do serviço a ser executado,
  • o número de profissionais envolvidos,
  • a produtividade diária planejada no cronograma.

Estabelecer uma relação de prazo/equipe com base em índices de produtividade é importante para você não precisar contratar mão-de-obra enquanto sua obra está em andamento e para cumprir prazos planejados inicialmente.

7) Plano de resposta aos Riscos

Gerenciar os riscos do projeto aumentará as chances de sucesso do seu empreendimento.

Ter um plano de resposta a esses riscos proporciona você prever situações indesejadas na sua obra e já ter uma estratégia de prevenção, mitigação ou contingência.

Você saberá a probabilidade daquele evento ocorrer, o impacto que causará, e vai saber como tratá-lo para não se transformarem em maiores problemas.

Conclusão

Depois de conhecer estes 7 benefícios de uma obra bem planejada, você sabe que todas as atividades da obra devem sim ser programadas, e isso é determinante para gerar resultados positivos no empreendimento.

Um planejamento de obra é alterado por diversos fatores, e é preciso tomar cuidado para não se perder em meio a tantas informações. Nem todos os engenheiros e arquitetos, além de recém-formados e estudantes, dominam esta área. Ter reconhecimento no assunto te trará destaque e reconhecimento na carreira.

 

“Planejar é preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável”

Peter Drucker

Gostou do artigo?

Eu adoraria saber sua opinião sobre o post nos comentários abaixo!