Receba GRÁTIS conteúdo do Pedreirão no seu email!

Como o conhecimento em Orçamento de Obras pode afetar a sua carreira na Engenharia (e o que fazer)

Por: Fabrício Rossi

O tema “Orçamento de Obras” passa um pouco (às vezes muito) despercebido quando estamos na faculdade de Engenharia. Na arquitetura, muitas vezes, o orçamento nem é abordado.

Já tive relatos de Engenheiros recém-formados que tiveram orçamento e planejamento de obras na mesma disciplina, em um único semestre. Outros, acredite, se formaram e não viram absolutamente nada de orçamento de obras na faculdade.

Será que o conhecimento em orçamento de obras fica tão em segundo plano assim?

É claro que não! Dominar (ou não) pode afetar diretamente a sua carreira como Engenheiro (ou como Arquiteto). E é exatamente isso que eu vou te mostrar nesse artigo.

 

 

Na época da faculdade

A grande maioria dos cursos de engenharia civil de todo o Brasil aborda a disciplina de Orçamento de Obras muito superficial, tudo muito corrido e distante da prática.

O estudante se forma engenheiro e chega para o mercado de trabalho com pouco (ou nenhum) conhecimento de orçamentos. Essa é a grande realidade e algumas das consequências são:

  • Insegurança extrema para realizar o orçamento de uma obra
  • Não conhecer o passo a passo para dar o preço de um serviço, obra ou reforma
  • Achar que o orçamento é importante apenas para quem deseja trabalhar com isso

Essa insegurança é ainda potencializada porque quando o assunto é obra, sempre envolve muito dinheiro.

Por exemplo, uma casa de 02 pavimentos, 200m2, custa em média:

Custo Unitário de Construção = R$2.000/m2

Área = 200,00m2

Custo Total: R$400.000,00

Agora, imagine o orçamento de um prédio de 04 pavimentos? Um prédio de 20 pavimentos?

Como o conhecimento em Orçamento de Obras pode afetar a sua carreira na Engenharia?

O que absolutamente todo Engenheiro Civil ou Arquiteto tem que entender é que o conhecimento em Orçamento de Obras é o que traz a obra e os projetos para a REALIDADE, porque é a materialização em dinheiro de tudo o que tem que ser construído. Dominar o orçamento é o que te faz protagonista na sua obra, na empresa que você trabalha ou na sua própria empresa.

A melhor maneira de você entender isso é com alguns exemplos:

  • Para uma Construtora viabilizar novas obras

Para uma construtora viabilizar uma nova obra é necessário um estudo de viabilidade técnico e financeiro para a tomada de decisão. Esse é um dos primeiros conhecimentos em orçamento. E grande parte da decisão é tomada na viabilidade financeira.

  • Durante a execução da obra

Uma das principais tarefas de um engenheiro gestor de obras é garantir que a obra fique dentro do custo previsto. Para isso, é preciso conhecer o orçamento da obra e saber extrair as informações importantes do custo direto, da administração local, das despesas indiretas e da Curva ABC.

Eu posso te afirmar o seguinte: Não existe um ótimo Engenheiro Gestor de Obras que não domine orçamento de obras.

  • Para você se Destacar no Mercado de Trabalho

As melhores vagas de trabalho na engenharia civil são para engenheiros que tem conhecimento em orçamento de obras porque a grande maioria das decisões são tomadas levando em consideração o custo, principalmente as relacionadas a gestão de obras, planejamento e controle, licitações públicas, concorrências e contratação de serviços subempreitados.

A exceção a isso são as vagas voltadas para profissionais extremamente técnicos, como projetistas (estruturas, instalações, arquitetura).

  • Para construir um prédio com Grupo de Investimento

Primeiro você precisar montar um estudo de viabilidade para apresentar para os interessados em participar do grupo, em seguida, você precisar fazer o orçamento de toda a obra. Durante a execução, você precisa controlar os custos da obra e manter o grupo informado para a realização dos aportes financeiros.

  • Para um Engenheiro Empreendedor

Nos últimos anos muitas pessoas têm se interessado pelo empreendedorismo no nosso país e isso é muito bom. E na engenharia civil não é diferente. Vários estudantes e recém-formados querem ter o seu próprio negócio, a sua própria construtora.

 

Para isso, você vai precisar: Viabilizar novas obras, controlar os custos de cada uma das obras e, da mesma maneira, controlar os custos do escritório. Logo, você vai precisar (e muito) conhecer sobre orçamento de obras.

Talvez você pode até estar aí afirmando que pode terceirizar tudo isso. Sim, você pode, mas você vai precisar acompanhar e saber gerenciar esses números para ter um fluxo de caixa positivo e suas obras terem RE-SUL-TA-DO esperado.

O impacto na sua carreira profissional está diretamente ligado em aproveitar as oportunidades que surgirem ou se lamentar por perdê-las. É você quem escolhe.

O que fazer?

Se você não fizer nada além de ter o conhecimento de orçamento de obras que aprendeu na faculdade e tentar aprender tudo sozinho ou no mercado, você vai demorar muito tempo e não estará preparado de verdade para as oportunidades que vão surgir. Lembra daquele conselho que “oportunidade só bate a porta uma única vez” por isso, você tem que agarrá-la rápido.

Agora que você já aprendeu que para ser protagonista você precisa dominar Orçamento de Obras, veja o que você tem que fazer para ir mais longe:

  • Defina em qual segmento da engenharia você deseja trabalhar

Eu falo isso por alguns motivos. Primeiro porque talvez você não se formou ainda. Segundo porque você pode não estar atuando no segmento da engenharia que deseja. Na obra? No escritório? Com licitações? Deseja ter sua própria construtora? E por aí vai…

  • Faça um teste sobre o seu conhecimento em Orçamento de Obras.

Se você desejar fazer o teste que eu disponibilizo gratuitamente é só clicar nesse AQUI que o teste vai abrir em uma nova janela.

  • Aprenda um método para realizar o Orçamento de Obras.

O método que eu criei da Rota de Orçamento permite você realizar o orçamento de qualquer obra, independente de software de orçamento que você (ou sua empresa) utiliza ou venham utilizar.

Eu ensino o método algumas vezes ao longo do ano em um evento online e gratuito. Para saber quando as próximas datas, acesse o site clicando aqui: orcamentodeobrasperfeito.com.br.

 

 

Agora eu quero saber de você: Esse artigo te trouxe mais clareza da importância de dominar o orçamento de obras? Me conta aqui embaixo nos comentários!