Receba GRÁTIS conteúdo do Pedreirão no seu email!

Como evitar Problemas na Reforma ou Obra da sua casa

Por: Fabrício Rossi

Você quer reformar a sua casa, ou construir o seu próprio imóvel, mas não sabe por onde começar. Você se sente inseguro, quer evitar o estresse que uma obra pode trazer, e com certeza não quer gastar mais do que o planejado.

Se você está adiando a sua reforma ou construção por medo dos problemas comuns que acontecem em uma obra, nós trouxemos dicas indispensáveis para o sucesso da sua reforma ou construção.

Neste artigo, você vai saber Como evitar os Problemas na Reforma ou Obra da sua casa.

 

1) O ponto de partida: Ter um planejamento

Antes da reforma ou construção começar, saiba exatamente quais são as suas prioridades. Liste tudo o que será modificado para que sua obra não se torne sem fim e você gaste mais do que o previsto.

Você pode fazer o planejamento por ambientes e etapas (parte elétrica, hidráulica, e o que for ser reformado).

Verifique quais serão os profissionais necessários para começar a reformar (ou construir).

Se você for construir a sua casa, participe de todo o processo de construção, se reúna com as equipes contratadas e organizem juntos a ordem dos processos que serão realizados.

 

2) Programe o seu Orçamento

Depois de planejar as etapas da sua obra, veja quais serão os materiais usados e faça orçamentos variados. Não economize tempo fazendo o seu orçamento. Saiba o quanto você está disposto a gastar e se programe para alguns imprevistos, porque eles podem acontecer.

Estipule quanto custará a sua obra e adicione em torno de 20% para situações que não foram planejadas.

É importante lembrar que ocorrem perdas de materiais durante o transporte e o serviço. Por isso, considere uma margem de segurança para as aquisições. Converse com os profissionais envolvidos para estimarem uma porcentagem aproximada – 10% é uma boa referência.

 

Uma dica para economizar é fazer você mesmo algumas etapas da sua reforma, como a pintura das paredes. Assim, você evita contratar mais mão-de-obra. Nós temos um Artigo sobre Como Pintar as Paredes de uma Casa, Passo a Passo!

 

3) Saiba escolher os materiais de construção

O grande desejo de quem vai reformar ou construir é encontrar bons produtos sem ter que gastos maiores do que o planejado.

Com a lista de todos os materiais necessários e a quantidade de cada, pesquisa valores em pelo menos três locais diferentes, para saber a médio de preços de cada produto.

Conheça as marcas, a qualidade e o desemprenho dos produtos. Lembre que o barato pode sair caro, e não queremos precisar de um futuro retrabalho.

 

4) Aproveite as lojas online!

Aproveite as lojas online! Pesquisar preços nos home centers, aquelas lojas especializadas em materiais de construção, fará você economizar tempo.

Você poderá ver as opções e os valores dos produtos sem sair de casa, além de conseguir fazer sua compra online. Algumas lojas ainda fornecem a opção de enviarem o seu orçamento completo.

 

5) Contrate uma boa Equipe de Obra

É hora de contratar o profissional ou as equipes de obra que serão responsáveis pela execução dos serviços. Uma boa equipe acelera os resultados da obra e garante que você tenha mais segurança e tranquilidade.

Nem sempre é válido pensar apenas em preço quando se trata de contratar a mão-de-obra. Prezar por uma boa equipe evitará problemas de execução dos serviços, que podem não ter a qualidade que você espera, atraso na entrega do imóvel e possíveis conflitos.

Firmar acordos para as datas de entrega com os profissionais envolvidos na sua obra trará maior controle do andamento das atividades, porque os profissionais se atentarão ao prazo.

Procure recomendações de profissionais, conheça o trabalho da equipe que está sendo contratada.

 

Quer saber mais sobre como acertar na contratação do seu Arquiteto? É só clicar aqui.

 

6) Supervisione a sua Obra

Esta dica exige paciência, porque uma obra pode ser um processo demorado, e sabemos que o que você mais quer é ver o seu projeto fora do papel.

Mesmo que você confie nos profissionais contratados, é importante acompanhar todas as atividades em andamento. Isso garante que os serviços sejam feitos com qualidade, da forma como você deseja, além de você ter um controle maior do tempo gasto na realização das etapas planejadas.

Se você não puder estar sempre presente na obra, busque alguém de confiança para inspecionar o andamento dos serviços.

 

7) Pense no destino dos entulhos

Não esqueça que qualquer obra vai gerar entulhos. Dependendo da quantidade de resíduos, o ideal é alugar uma caçamba para o descarte dos entulhos. Para manter a organização e limpeza do ambiente, evite que eles se acumulem.

Macete: Quando o entulho é pouco, a própria Prefeitura Municipal oferece o serviço de recolhimento. Verifique o regulamento da sua cidade! Aqui em Belo Horizonte, há as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes, que recolhem até 1 m3 de entulhos e resíduos por viagem.

 

Conclusão

 

Depois de seguir as nossas dicas para evitar as famosas dores de cabeça na sua reforma ou construção, você já pode iniciar o seu projeto sem a preocupação de que o seu sonho se tornará um pesadelo.

Se você quer reformar a sua casa sem passar por todos os problemas que uma Obra pode trazer, eu te convido a conhecer o Reforma Sem Surpresas: a nossa série exclusiva de vídeos para você reformar com conhecimento e ter a casa que sempre sonhou. Basta clicar Aqui.

 

Nós desejamos todo o sucesso na sua obra!

Gostou das nossas dicas? Tem alguma para compartilhar com a gente?

Deixa nos comentários!