Receba GRÁTIS conteúdo do Pedreirão no seu email!

Como Contratar um Arquiteto?

Por: Fabrício Rossi

Esse é mais um post é para quem possuiu um terreno e quer construir a casa dos sonhos.

Ao decidir por construir a casa própria, do jeito que o casal sempre sonhou o primeiro passo é contratar um arquiteto ou escritório de arquitetura para fazer o projeto. Entretanto, para contratar esse tipo de serviço é importante observar alguns critérios que vamos descrever abaixo:

1. Procure algum amigo da área (engenheiro, arquiteto) para indicar um escritório de arquitetura que faça esse serviço

2. Ao entrar em contato com o escritório será marcada uma reunião para saberem qual a sua necessidade e se poderão atende-lo

Macete 01: Procure de antemão, por telefone, saber se os indicados fazem esse tipo serviço que é o projeto de arquitetura de uma casa (projeto legal e projeto executivo)

3. A primeira reunião será breve, apenas para conhecer aonde será a casa, o tamanho do lote. Essa reunião deve preferencialmente ser no escritório de arquitetura para que vocês conheçam a estrutura do local e a maneira de trabalho da equipe.

4. Apresentação do portfólio: Peça que apresentem a vocês o portfólio deles, os clientes que já atenderam, os projetos, para que você possa avaliar se o escritório tem capacidade para atender as suas necessidades;

5. Solicite alguns contatos de clientes e ligue para saber como foi a prestação do serviço.

6. Em seguida, no dia combinado, será enviado por email a proposta para a elaboração dos projetos com prazos e valores. Faça orçamento com mais de um escritório para que você tenha um parâmetro de preço de mercado.

O trabalho deve vir dividido em etapas e com data para cada uma delas:

1. Agendamento da primeira reunião para que o arquiteto conheça a necessidade do casal;

2. Prazo para a elaboração do ante-projeto;

3. Data para apresentação do ante-projeto. Se o ante-projeto for aprovado, mesmo que tenham pequenas alterações, passa-se para a etapa seguinte. Caso contrário, volta-se a fase de desenvolvimento e elaboração do ante-projeto;

4. Desenvolvimento do projeto de arquitetura legal. Esse é o projeto para a aprovação na prefeitura;

5. Entrada com o projeto legal na prefeitura para aprovação;

6. Desenvolvimento do projeto executivo. Esse é o projeto que contém todos os detalhes para a construção.

Macete 02: Há casais que optam por fazer apenas o projeto legal, sem o projeto executivo. A parte de acabamentos e detalhes, além da definição de materiais fica a cargo do casal. Fica mais em conta o custo com os projetos, mas prejudica o andamento das obras e traz retrabalhos.

7. Entrega do projeto executivo.

8. Entrega dos projetos legais aprovados.

Macete 03: a forma de pagamento deve vir preferencialmente dividida para que seja amortizada a cada etapa concluída.

7. Aceita a proposta ela deve ser transformada em um contrato e registrada em cartório.

Macete 04: No contrato deve conter uma cláusula de fornecimento das ARTs (Assinatura de Responsabilidade Técnica) que é o documento que vincula o profissional ao conselho de classe, o CREA.

Contratado o serviço será dado inicio aos trabalhos. Exija sempre o cumprimento do prazo para que tudo saia dentro do planejado.

Um Abraço!
Pedreirão.
[100% gratuito]
[100% gratuito]