Por: Fabrício Rossi
As texturas apareceram como uma ótima alternativa para decoração de ambientes e tem ganhado muito espaço nas obras.
A textura é um composto de base acrílica e de consistência parecida como uma massa e é aplicada em apenas uma demão. São encontradas no mercado em diversas cores. Também há as cores personalizadas que são produzidas na hora em uma loja especializada por uma máquina que faz a mistura no tom desejado.
Elas podem ser aplicadas na cor branco e, em seguida, sobre ela aplicar uma tinta acrílica e o acabamento fica muito bom.
Macete 01: Tenha cuidado para a textura não tornar o ambiente pesado ou chamativo e, até mesmo, destoar de toda a decoração.
Todas as etapas de preparação das paredes até a aplicação do selador também são feitas para as texturas. Por isso, vamos partir desse ponto, considerando que até o selador já está tudo pronto.
Antes de iniciar a aplicação alguns cuidados devem ser tomados, como:
– As paredes devem estar limpas e livres de óleos, graxas, etc;
– O piso deve estar forrado e protegido para evitar respingos e manchas resultantes da aplicação;
– Portas, janelas, rodapés devem ser protegidos com fita adesiva, tipo fita crepe;
Todo trabalho deve ser executado com segurança para evitar acidentes. Assim, não deixe de utilizar os corretos EPIs (equipamentos de proteção individual), nesse caso, o principal é o óculos de segurança que vai proteger seus olhos de respingos de tinta e as luvas, para evitar o contato direto com as tintas.
Caso necessite de montar andaimes ou plataformas para trabalhos em altura, eles devem ser bem montados e resistentes ao peso das pessoas que vão trabalhar sobre eles, por isso, evite improvisar andaimes e plataformas com tambores, tijolos, tábuas finas e rachadas, cadeiras e mesas velhas, etc.
Com o auxílio da desempenadeira metálica lisa aplica-se a textura de cima para baixo e dos bordos para o meio, da mesma maneira que se aplica a massa corrida. Não abra um pano muito grande, trabalhe com faixas de 3,0m2 a 5,0m2.
O segredo da textura é: O efeito da textura deve ser dado com ela ainda fresca, logo em seguida que foi aplicada.
O acabamento, ou a textura propriamente dita, vai depender da sua escolha e com o que mais combina com a decoração do ambiente. Esse efeito de textura é conseguido com espátulas, desempenadeiras lisas e dentadas, trinchas, esponjas, dentre outras técnicas.
Por exemplo, o efeito rústico, aquele que a parede fica com ranhuras na vertical é conseguido passando uma desempenadeira de plástico lisa sobre a superfície em movimentos verticais. Assim aquela “areia” que tem na massa da textura vai se desprendendo e formando esse efeito.
Macete 02: Se a textura começar a secar antes de você ter dado o acabamento texturado, borrife um pouco de água sobre a superfície para que consiga dar o acabamento.
Macete 03: No mesmo dia aplique a textura em uma parede inteira, evita a marca de emendas no meio da parede.
Já está disponível no mercado rolos metálicos com desenhos que formam texturas nas paredes, trazendo facilidade e qualidade na aplicação, além de mais charme e requinte ao ambiente. Veja uma foto:
ABNT NBR 13245:2011 Tintas para construção civil — Execução de pinturas em edificações não industriais — Preparação de superfície
NBR 12554:2013 Tintas para edificações não industriais — Terminologia
NBR 15348:2006 Tintas para construção civil – Massa niveladora monocomponentes à base de dispersão aquosa para alvenaria – Requisitos