Por: Fabrício Rossi
Antes de iniciar qualquer atividade de pintura é preciso tomar alguns cuidados que vão garantir a qualidade da pintura das paredes.
Veja abaixo os cuidados que devem ser tomados antes de “rolar o rolo”:
O piso do ambiente que será pintado deve ser protegido com lona, papelão ou jornal por dois motivos:
– para que os respingos de tinta não manchem a superfície
– e não dê muito trabalho para fazer a limpeza final.
Proteja também as esquadrias (portas e janelas), os rodapés e retire os espelhos de interruptores e tomadas.
Macete 01: Mantenha essa proteção em todas as etapas de pintura: aplicação de selador, massa corrida, tinta e texturas.
Corrija as imperfeições no reboco escarificando a região que está mal feita ou com buracos e, em seguida, refaça o reboco.
Retire os excessos de reboco ou concreto com lixa ou escova de aço.
Retire manchas de óleos ou gordura com água e detergente e espere secar completamente;
Pequenas imperfeições no reboco ou concreto devem ser corrigidas com massa corrida, aplicando-a com uma espátula e lixando após a secagem.
Aguardar a cura de, pelo menos, 28 dias. Entretanto, sabemos que as vezes não tem-se prazo para esperar, aguarde então 14 dias;
Superfícies altamente absorventes como blocos de concreto, gesso e fibrocimento, primeiro deve-se dar uma demão de tinta de fundo. Esse processo é mais conhecido como “queimar a pintura”
Superfícies caiadas (com cal) ou com partículas soltas: raspar com espátula e , em seguida, escovar com escova metálica até retirar todas as partes soltas. Em seguida, utilize uma tinta de fundo.
ABNT NBR 13245:2011 Tintas para construção civil — Execução de pinturas em edificações não industriais — Preparação de superfície
NBR 12554:2013 Tintas para edificações não industriais — Terminologia
NBR 15348:2006 Tintas para construção civil – Massa niveladora monocomponentes à base de dispersão aquosa para alvenaria – Requisitos