Por: Fabrício Rossi
O reboco é a aplicação de argamassa de cimento, cal e areia (as vezes aditivos) nas paredes de tijolos cerâmicos ou blocos de concreto já chapiscadas. É uma das mais conhecidas etapas de obra!
Macete 01: Há no mercado a argamassa pronta para reboco. Ela já vem no traço adequado, sendo necessário apenas adicionar água de acordo com as orientações do fabricante.
Ele pode ser aplicado manualmente, chapando a massa na parede ou projetado com auxilio de uma máquina projetora. Aqui vamos abordar o famoso reboco manual, chapando massa na parede e vou contar 07 poderosos macetes que vão fazer toda a diferença na qualidade do serviço!
O Reboco tem a função de formar uma superfície impermeabilizada quanto água e lisa para receber acabamentos como tintas, texturas, papéis de parede. Além disso, confere acústica e propriedades térmicas proporcionando conforto ambiental (ambiente com temperatura mais amena que o meio externo).
O reboco externo tem uma espessura média de 20 mm ou 2 cm.
Já o reboco interno tem uma espessura média de 15 mm ou 1,5 cm.
Para se conseguir essas espessuras a alvenaria tem que ter sido executada com qualidade em relação a prumo, alinhamento, esquadro e qualidade dos tijolos ou blocos. Paredes que apresentam alguns dos problemas citados fazem que o reboco possa engrossar sua espessura, aumentando o consumo de argamassa, elevando o custo do serviço.
Macete 02: Antes de aplicar o reboco nas paredes elas já devem ter sido chapiscadas. Veja mais em Como Executar de Chapisco, Passo a Passo! [Clique Aqui]
Você prefere em vídeo?
https://www.youtube.com/watch?v=jYW8hteFj-A&feature=youtu.be
Veja abaixo como executar o reboco, passo a passo:
As mestras (ou taliscas) que vão definir a espessura do reboco e guiar o sarrafeamento da parede.
Instale as mestras com o auxílio de um prumo e régua de alumínio.
Na betoneira rodar o traço de argamassa de reboco 1:6 (1 parte de cimento para 6 partes de areia) com o auxílio de padiolas. Esse traço vai variar de acordo com a qualidade da areia que você tem disponível na região.
Macete 03: Atualmente as areias não estão com a qualidade necessária, com impurezas e percentual de areia baixo. Isso faz que o traço tenha que ser mais forte, 1:4 ou 1:5 e utilizar aditivos para massa de reboco.
A areia para reboco deve ser lavada e peneirada!
Macete 04: É importante usar algum aditivo plastificante de argamassa de reboco ou aditivo que substitui a cal. Geralmente usa-se de 50 ml a 100 ml por saco de cimento, e tem um custo barato.
Com o auxílio da colher e desempenadeira de pedreiro, seguindo a espessura das mestras;
Isso, nada mais é que, deixar a massa descansar para que ela perca um pouco de água para você conseguir sarrafear a massa.
Macete 05: Geralmente a massa demora de 45 min a 60 min para puxar, dependendo do clima: está de sol forte? Está nublado? A parede está sob sombra de árvore? Está úmido?
Macete 06: Se você der o acabamento na massa “verde”, ou seja, que ainda não deu pega, o reboco vai trincar todo.
Após a massa puxar inicie o sarrafeamento com a régua de alumínio de 2,50 m. inicie o sarrafeamento de cima para baixo seguindo as mestras e cruzando a régua entre as mestras para que o pano de reboco fique no prumo e bem acabado.
Com a desempenadeira de pedreiro inicie o desempeno e acabamento da massa em movimentos circulares retirando os excessos que a régua de alumínio não conseguir retirar. Com a trincha jogue um pouco de água nos pontos aonde a massa já está mais dura e difícil de passar a desempenadeira. Faça isso até que o reboco fique liso e bem acabado.
Macete 07: no encontro de uma massa de reboco velho com o reboco novo desempene a massa no sentido do reboco velho para o novo. O objetivo é ter uma emenda de massas bem feita, sem marcas.
Pronto! Seguindo esses passos você está com o seu reboco pronto e de boa qualidade. Lembre-se sempre que um bom reboco é que vai revelar uma boa superfície acabada seja com tinta, textura, azulejo, papel de parede.
ABNT – NBR 15575-4:2013 Edificações habitacionais — Desempenho – Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas — SVVIE
ABNT – NBR 7200:1998. Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Procedimento
ABNT – NBR 13529:2013. Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Terminologia
ABNT – NBR 13749:2013. Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Especificação