Por: Fabrício Rossi
A Curva ABC é uma ferramenta poderosa que auxilia o orçamento e o planejamento de obras.
Após realizar todo o orçamento de uma obra, classificamos em ordem decrescente (do maior para o menor) quais são os insumos que tem maior peso sobre o custo total da obra. A partir dessa classificação que é gerada a Curva ABC.
A curva nos mostra que 20% dos itens representam 80% do custo total de uma obra, logo, esses são os itens que devem ter mais atenção na contratação e aquisição, porque adquirir um produto ou serviço que faz parte desses 20% acima do seu custo previsto, gera um alto e direto impacto sobre o custo total da obra.
Macete 01: Sempre consulte a Curva ABC de sua obra e procure adquirir os insumos dentro do orçamento planejado. Tenha bastante atenção para os primeiros 20% dos itens que, com certeza, vão representar, aproximadamente, 80% do custo de sua obra.
Macete 02: A curva ABC pode ser gerada separadamente para Materiais, Mão-de-obra e Serviços, de acordo com a necessidade para facilitar a gestão da obra.
Essa ferramenta também é conhecida como Lei de Pareto ou Princípio 80 – 20 e conceitualmente, afirma que para muitos fenômenos 80% das consequências advêm de 20% das causas. A lei foi sugerida por Joseph M. Juran, que deu o nome em honra ao economista italiano Vilfredo Pareto.
A Curva ABC é a melhor ferramenta para auxiliar um Engenheiro ou Arquiteto na gestão de custos de uma Obra, seja para a compra de materiais ou a contratação de serviços de subempreiteiros, desde que você saiba utilizá-la. Nenhum software, por melhor que seja, se compara ao poder da Curva ABC. Implante hoje na sua obra!