Por: Fabrício Rossi
Os mezaninos são muito utilizados nos projetos de arquitetura residencial, comercial e industrial. Todos sabem o que é, mas não associam a palavra. Vejam a descrição abaixo:
O Mezanino nada mais é que uma área aberta no segundo pavimento de um cômodo / ambiente que possui pé-direito duplo e com vista para o primeiro pavimento, proporcionando a comunicação visual entre ele.
O mezanino deve ser dotado de guarda-corpo para proteger as pessoas de cair no primeiro pavimento.
Macete 01: A função do Mezanino é proporcionar ambientes mais amplos mas que tenha a parte de sua privacidade preservada. Ou seja, em uma sala de estar, por exemplo, de uma casa de dois pavimentos é a sala que está no segundo pavimento na saída da escada.
Também pode ser conceituado como uma sacada ou varanda interna a um ambiente. Vejam a foto abaixo:
Em salas e lojas comerciais o Mezanino também é chamado de sobreloja. O espaço pode ser utilizado como um salão para os clientes (em um restaurante, por exemplo), para o estoque de materiais e para o atendimento de clientes especiais.
Na indústria e em galpões o Mezanino também está presente. Ele pode ser utilizado para:
Escritórios: os escritórios em mezaninos são ideais para separar as atividades de produção e administração. Além disso proporciona a visualização da produção como um todo, facilitando a gestão da produção.
Estoque de materiais: aproveita-se o espaço do mezanino para aumentar a área de estoque de materiais, ideal para indústrias que possuem materiais leves, porém volumosos, para estocar.
Instalação de máquinas e equipamentos: Esse tipo de mezanino é feito para a instalação de máquinas e equipamentos altos e que precisam ser abastecidos por cima e, no andar de baixo, é feita a operação da máquina. Geralmente é feito em estrutura metálica.
Por exemplo, em tanques de envasamento de tintas, colas, e outros produtos, aonde o tanque de envasamento é abastecido por cima e por baixo acontece o envasamento nos frascos menores.