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O que é um Eixo Padrão Rodoviário, Passo a Passo!

Por: Fabrício Rossi

Sempre ouvimos falar em “Eixo Padrão” ou “Eixo Padrão Rodoviário”, mas afinal o que significa isso?

O Eixo Padrão Rodoviário é o eixo utilizado para o dimensionamento de um pavimento.

Como em uma via ou rodovia trafegam diferentes tipos de veículos como ônibus, caminhões, carretas, utilitários e de passeio, e com variadas cargas em seus eixos, introduziu-se o conceito de Eixo Padrão Rodoviário. Ele é um eixo simples de duas rodas de cada lado e com as seguintes características:

  • Carga por eixo: 8,2tf = 80kN
  • Carga por roda: 2,04tf = 20kN
  • Pressão de enchimento dos pneus: 5,6 kgf/cm2
  • Pressão de contato pneu/pavimento: 5,6 kgf/cm2
  • Afastamento entre pneus, por roda: 32,4cm
  • Raio da área de contato pneu/pavimento: 10,8cm

 

Dimensionamento de Pavimentos

Assim, para o efeito do dimensionamento de pavimentos temos dois parâmetros:

“n” = Número de eixos que solicitam o pavimento durante o período de projeto

Número “N” = Número de repetições de carga equivalente a um Eixo Padrão de 8,2t (eixo padrão rodoviário).

Macete 01: o Número “N” é parâmetro mais importante na maioria dos métodos de dimensionamento de pavimentos.

Normas Técnicas de Referência

DNIT – IPR 723:2006 – Manual de estudos de tráfego