Por: Fabrício Rossi
Já se foi o tempo de comprar os elementos de uma porta separados e fazer a montagem e instalação na obra! Agora é a vez das portas prontas!
A porta pronta já chega na obra para ser instalada! O marco, batente, folha, dobradiças e fechaduras já estão todos no seu devido lugar, protegidos contra poeira e outros danos.
Então, o que resta ao instalador das portas?
Instalar a porta no vão com espuma expansiva de poliuretano PU ou PUR. É muito simples!
Agora vamos conhecer mais das portas prontas.
As portas prontas são indicadas para ambientes internos e podem ser de três tipos:
Colmeia ou com enchimento em EPS.
As dimensões das portas-prontas é o mesmo padrão de 60cm, 70cm, 80cm e 90cm.
Macete 01: O segredo para uma rápida instalação da porta-pronta é deixar o correto vão solicitado pelo fabricante, bem alinhado, aprumado e no esquadro. Tomando esse cuidado, a produtividade do instalador é muito alta, chegando a instalar 32 portas em um dia.
No kit a porta está completa, pronta para a instalação com:
Macete 02: Para a linha de montagem as dobradiças devem ser todas com os cantos arredondados.
São fabricados em um composto de madeira e PVC com larguras de 7cm a 28cm. O mais comum é para parede de alvenaria de 14cm e 19cm acabada. Para drywall os batentes de 9cm, 11cm e 14cm.
Há também os batentes reguláveis de 1,5cm a 7cm, que se ajustam as paredes.
Macete 03: Nesse caso, o batente regulável de 14cm pode ser trabalhado de 14cm a 21cm. O batente de 19cm pode ser trabalhado de 19cm a 26cm.
A instalação de uma porta-pronta em um vão de porta que não precisa de ajustes dura cerca de 15 minutos.
O instalador desembala a porta, a posiciona no vão-de-porta, coloca os calços na porta e ajusta o alinhamento, nível, prumo.
Quando a porta estiver em perfeitas condições quanto a esses quatro pontos, o instalador faz o preenchimento do vão entre a guarnição e a parede com espuma de poliuretano (PU ou PUR), alternando os pontos de preenchimento entre um lado e outro.
Normas Técnicas de Referência
ABNT NBR 15930-1:2011 Portas de madeira para edificações Parte 1: Terminologia e simbologia
ABNT NBR 15930-2:2011 Portas de madeira para edificações Parte 2: Requisitos
NBR 15575-4:2013 – Edificações habitacionais — Desempenho – Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas — SVVIE