Receba GRÁTIS conteúdo do Pedreirão no seu email!

Descubra tudo o que aconteceu na Feicon Batimat 2018!

Por: Fabrício Rossi

Olá! Nesse artigo eu vou revelar todos os detalhes do que aconteceu na Feicon Batimat 2018! Essa foi a 24º edição e, realmente, foram 4 dias intensos de feira, de 10 a 13 de abril no São Paulo Expo.

De início já afirmo que a Feicon é a maior feira de construção da américa latina e não fica devendo em nada para nenhuma das maiores feiras ao redor do mundo, digo isso porque já participei de feiras na China, no Japão e nos Estados Unidos. Um evento dessa dimensão atrai profissionais, empresários e empresas de todo o Brasil. Lembrando que o setor da construção civil é responsável por importante fatia do PIB brasileiro e um dos maiores empregadores, claro, na sua cerimônia de abertura contou com a presença de várias autoridades como o governador do Estado de São Paulo, Márcio França.

Esse ano toda a feira estava organizada em 04 grandes setores: Acabamentos, estruturas, instalações e externos. Isso proporcionou aos visitantes uma experiência intensa com os expositores, bem alinhado ao propósito da feira que é ser uma plataforma de negócios, conteúdo, inovação e relacionamento. Dessa maneira, o networking foi potencializado. Houvam ainda “Rodadas de Negócios” com o objetivo de aproximar empresas que podem ter negócios em comum e que, ainda não tiveram essa oportunidade única de se reunirem e iniciar um relacionamento comercial.

As novidades da Feira em 2018

A Feicon Batimat de 2018 trouxe novidades muito interessantes como a Rota da Sustentabilidade, o Canteiro de Obras Modelo, a Loja Conceito e o Selo Inovação Varejo.

Rota da Sustentabilidade

A Rota da Sustentabilidade percorreu todos os expositores que apresentaram produtos e tecnologias de construção que atendem aos conceitos de sustentabilidade, economia de água, energia e baixa emissão de gases poluentes. Dessa maneira, bem alinhados aos conceitos de projetos de edificações com certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design.

Canteiro de Obras Modelo

O canteiro de obras modelo montado dentro da Feicon tinha 800m2 e inúmeras soluções sustentáveis, onde os visitantes tinham uma experiência real que deixava bem evidente um conceito que sempre abordo no Pedreirão: “Instalações provisórias” são totalmente diferentes de “instalações improvisadas”. O canteiro contava com soluções até já conhecidas por gestores de obras, mas que reunidas, fazem uma grande diferença e causam um grande impacto positivo na gestão do canteiro.

Loja Conceito

Imagine uma Loja de materiais de construção completa, com 160m2, onde você encontra os produtos com facilidade, focada na experiência e usabilidade do usuário e que ainda monitora o trajeto que o consumidor faz dentro da loja! Essa foi a loja conceito na Feicon Batimat. O legal é que o monitoramento permite ao lojista identificar os interesses dos seus clientes e customizar estratégias para aumentar as vendas e a qualidade no atendimento. Essa é uma estratégia já conhecida na internet, em sites de vendas, e agora está disponível também nas lojas reais, nos negócios offline.

Selo Inovação Varejo

O Selo Inovação Varejo destacou produtos que foram lançados com exclusividade na Feicon Batimat 2018 e que, logo em seguida, estarão disponíveis no mercado varejista. São soluções que agregam ao mercado algum tipo de inovação tecnológica, de design ou de funcionamento, com melhorias e modernização dos processos.

E na Feicon foram muitos produtos lançados, como níveis a laser mais precisos, com mais funções e, até mesmo, laser verde para facilitar trabalhos externos. Trena com câmera e zoom também foram destaque.

O que vimos pela feira

Eu acredito que para se tornar um grande engenheiro, um grande arquiteto, é preciso conhecer de materiais e técnicas construtivas para tomar as melhores decisões quanto a execução ou especificação em projeto. Mesmo que você seja (ou em um futuro próximo) um gerente de contrato, ou um diretor de obras de uma grande empreiteira e que toma mais decisões gerenciais, você sempre vai precisar orientar seus engenheiros na obra.

A Feicon Batimat prorciona você conhecer tudo sobre materiais e técnicas construtivas, da fundação a cobertura de uma edificação, concentrados em um local único, com contato direto com expositores para uma explicação técnica e/ou comercial. Na feira podemos encontrar diversas máquinas e equipamentos, como projeção de reboco, equipamentos airless para pintura e aplicação de massa corrida que, além de facilitar o trabalho, aumentam (e muito) a produtividade na obra.

As instalações complementares são muito importantes em qualquer obra e os expositores sempre trazem inovações a Feicon. Nas instalações elétricas, os expositores levaram toda a linha de materiais, desde cabos, disjuntores e quadros. Veja no vídeo abaixo como deve ser instalação de um QDC – Quadro de Distribuição de Circuito. É surpreendente a qualidade, organização e todos os detalhes. Assista!

Inúmeras soluções para telhados e coberturas, como telhas termoacústicas, telhas sanduíche, telhas cerâmicas coloridas e de vários formatos, inclusive telhas mais compridas , que reduzem o ripamento do telhado e conferem ainda mais beleza à arquitetura.

Em obra uma das grandes dúvidas é em relação a fixação material-material. Na Feicon, haviam diversas dessas soluões, desde fixações mecânicas (com auxílio de parabolts), fixações mistas (mecânica + química) e fixação química. As soluções de conexão entre materiais também estavam presentes como telas de fixação alvenaria-estrutura metálica e soluções alvenaria-alvenaria.

Quanto a esquadrias, a cada ano as soluções de porta-pronta para obra se tornam cada vez mais comuns e com uma variedade de dimensões, abertura, materiais e texturas que realmente surpreendem. Aquele jeito de fixar primeiro o marco (ou portal), depois a folha a porta, metais e finalizar com alisar é coisa realmente do passado. Na Feicon Batimat haviam expositores de todos os tipos de esquadrias, de alumínio, de PVC, de madeira, tanto soluções residenciais quanto algumas soluções comerciais também.

Um kit porta-pronta geralmente é instalado com espuma de poliuretano – PU (ou PUR) e uma novidade na Feicon era o PU antichamas, ou o PU Rosa, que atende as especificações da Norma de Desempenho 15.575-2013. Compare o PU convencional e o PU antichamas na imagem abaixo.

Quanto a soluções para estruturas, o drywall e soluções de construção a seco a cada ano ganham mais espaço, além das soluções de kits de aço, agora já é possível encontrar kit-aço para casas populares como da foto abaixo.

Claro que há inúmeros outros materiais, técnicas e soluções construtivas na Feicon, mas esse artigo ficaria enorme, por isso, resolvi descatar apenas alguns.

O Balanço do Gustavo Binardi, diretor da Feicon Batimat

Qual o balanço geral da feira? O evento atingiu os objetivos?

Gustavo Binardi: É sem dúvida a melhor Feicon Batimat dos últimos anos. A Feicon Batimat alcançou seu objetivo ao transmitir ao público visitante sua capacidade de negócios para alavancar a economia. Sem deixar de lado a inovação, conteúdo e o relacionamento que é fundamental para o setor. A 24ª edição contou com 700 expositores nacionais e internacionais, 66 horas de conteúdo programático, R$ 27 milhões em negócios gerados e apresentou uma série de produtos e soluções inovadoras e sustentáveis.

 

Com o volume de negócios gerados nos dias do evento, o número de expositores e visitantes, uma feira pulsante como foi, você acredita em uma sinalização de retomada nos investimentos do setor da construção?

Gustavo Binardi: Certamente a Feicon Batimat é o termômetro para o setor da construção. Notamos que os executivos das empresas e o público visitante esteve muito motivado e otimista ao longo dos quatro dias de evento. Foi possível perceber que os estandes estavam repleto de profissionais com alto poder de decisão realizando negócios.

 

O que esperar para a Feicon Batimat 2019, que vai comemorar a 25º Edição?

Gustavo Binardi: Para o próximo ano, o visitante e expositor pode esperar uma série de novidades com foco em negócios para o varejo. Além de experiências focadas em inovação, relacionamento e conteúdo. Acreditamos que, a cada edição, a Feicon Batimat se consolida como evento focado em negócios para o setor da construção e arquitetura. Com toda certeza a 25ª edição será histórica.

Conclusão

A Feicon Batimat 2018 foi incrível! Um evento realmente grande, bem organizado e que todo engenheiro, arquiteto e empreendedor da construção deve participar porque é realmente uma experiência única em todos os sentidos e você pode registrar tudo isso no espaço de fotos igual eu fiz com os seguidores que participaram do Tour Guiado do Pedreirão!

A Feicon Batimat 2019 será a 25º Edição e promete muito! Eu espero te encontrar lá para mais um Tour Guiado! Nos vemos lá!

Um Abraço!
Pedreirão.
[100% gratuito]
[100% gratuito]