Por: Fabrício Rossi
A montagem dos pilares parece fácil, mas possui várias etapas e é cheia de macetes que devem ser observados.
Veja o esquema abaixo:
Obs: Clique na imagem uma vez, depois clique novamente para a imagem ampliar!
Os painéis devem ser confeccionados (na linguagem de obra “batidos”) de maneira que garantam a seção de projeto do pilar, seja ela 20x40cm, ou 20x50cm, etc.
A utilização de peças metálicas também facilitou o serviço da carpintaria, nesse caso estamos falando das agulhas e vigas metálicas (gravatas) que fazem o travamento dos painéis.
Macete 01: O segredo para os pilares bem executados é: garantir uma correta locação, prumo e alinhamento. Além disso, os painéis devem estar bem travados para evitar que abram durante a concretagem. O concreto deve ser bem vibrado para que a peça fique uniforme e sem brocas.
Macete 02: Os painéis devem ser reaproveitados para outras concretagens. Painéis em Madeirite Plastificado (preto) proporcionam maior número de reaproveitamentos. As espessuras dos painéis, dependem da seção dos pilares e de como será feito o travamento, mas variam de 12mm a 18mm.
Macete 03: Não se esqueçam de colocar os espaçadores de ferragem, para que ela não fique em contato com o painel e seja garantido o recobrimento do concreto.
NBR 15696:2009 – Fôrmas e escoramentos para estruturas de concreto – Projeto, dimensionamento e procedimentos executivos
NBR 6118:2014, versão corrigida 2014 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento