Por: Fabrício Rossi
A escada helicoidal (ou caracol) é famosa pelo seu formato e por ocupar pouco espaço no ambiente.
Seu formato é circular em torno de um mastro (pilar) onde são fixados os degraus. Por essa característica de forma, em sua maioria, as escadas helicoidais são construídas em estruturas metálicas porque o aço é mais fácil de moldar as suas formas e curvas.
A escada helicoidal tem a vantagem de ocupar pouco espaço no ambiente. São muito utilizadas em apartamentos de coberturas que tem a sala pequena.
Em lojas comerciais são quase que uma unanimidade para o acesso ao estoque no mezanino.
A desvantagem desse tipo de escada é a circulação. É uma escada mais perigosa ao subir e descer porque o usuário faz dois movimentos ao mesmo tempo.
Macete 01: A escada helicoidal não permite a subida ou descida de móveis e eletrodomésticos grandes. Geralmente esse trabalho tem que ser feito por fora do ambiente, pelas janelas.
A escada helicoidal é calculada da mesma forma que uma escada comum. Utilizando a fórmula de blondel. Veja o artigo Cálculo de Escadas, Passo a Passo! [Clique Aqui]
O que há de diferente é piso em formato de leque para fazer a fixação no mastro da escada e os pontos de início e chegada da escada. Tudo isso é definido no projeto da escada.
O guarda-corpo respeita as mesmas orientações do corpo de bombeiros do seu Estado. Geralmente com uma altura de 1,0m ou 1,10m.
ABNT NBR 13532:1995 – Elaboração de projetos de edificações – Arquitetura
Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar