Por: Fabrício Rossi
As calhas tem a função de coletar as águas da chuva que caem no telhado e direcioná-las para a rede pública de águas pluviais ou para o reservatório inferior do sistema de reuso de água, que está se tornando cada vez mais comum em novas construções.
Macete 01: jamais ligue o esgoto da sua edificação na rede de águas pluviais! A rede de esgoto e a rede de águas pluviais tem direcionamentos diferentes.
As calhas podem ser em chapa galvanizada ou galvalume, alumínio e PVC. Os materiais tem características e durabilidade semelhantes, na hora da escolha ambos vão atendê-lo bem.
Elas devem ser bem dimensionadas, confeccionadas, instaladas e com manutenção preventiva de vazamentos em dia porque as calhas transportam água e os maiores problemas de manutenção em casas, prédios e lojas são relacionados a água, as infiltrações.
Para o serviço de calhas o indicado é contratar uma empresa especializada porque eles medem a calha que será instalada na sua casa, dobram a chapa (no caso de calha galvanizada, galvalume e alumínio) e entregam pronta para instalar.
Algumas empresas até instalam as calhas no seu telhado. Prefira esse tipo de serviço feito por profissionais porque evita vazamentos e dor de cabeça em dias de chuvas fortes. Entretanto, mesmo assim, vamos mostrar como montar e instalar calhas, passo a passo!
Para montar e instalar as calhas precisamos de rebites e rebitadeira, veda-calha, furadeira e brocas.
Para unir as calhas deixe um trespasse entre as peças de 10cm a 15cm. Entre as calhas faça duas linhas de costura com o veda-calha, faça a união das peças e costura a calha rebitando-a com uma ou duas fileiras de rebite. Ao rebitar toda a calha vede a cabeça dos rebites também com o veda-calha. Esse processo é muito importante e deve ser muito bem feito porque são nesses pontos que podem aparecer os vazamentos.
Para montar os bocais é necessário abrir os buracos no fundo da calha. Teste se os bocais estão passando pelas aberturas feitas. Em seguida, solde os bocais na calha. Há alguns calheiros que ao invés de soldar preferem fazer a instalação dos bocais com Veda Calha.
Macete 02: Prefira a solda. Evita problemas de vazamento no futuro. 3, 5, ou mais anos a frente.
As cabeceiras são as extremidades das calhas, são as tampas. A montagem das cabeceiras é o mesmo processo de união das calhas. Costura com veda-calha, linhas de rebites, veda-calha na cabeça dos rebites.
Os suportes devem ser montados com espaçamento entre 1,20m e 1,80m. Esse espaçamento é definido de acordo com o tamanho da calha, a quantidade de água que passa por ela, etc.
Macete 03: Não deixe de puxar uma linha mestra para instalar os suportes alinhados.
A calha deve ser colocada sobre o suporte e entrar sem ser forçada e sem ficar folgada. Após colocar as calhas faça a ligação da tubulação nos bocais, ou seja, ligando a calha no sistema de drenagem. A tubulação de descida da calha deve ser compatível com o tamanho da calha. Em casas de até 02 pavimentos, o dimensionamento da tubulação de descida pede, geralmente, DN 75mm ou DN 100mm. Pode ser de PVC.
A calha está toda instalada. Coloque as grelhas nos bocais. Elas não permitem que desçam folhas e objetos pela tubulação evitando entupimentos.
A calha está pronta. Vamos testá-la. Coloque uma mangueira no meio da calha e ligue a torneira no máximo. Se tudo foi feito com atenção e qualidade, você não terá vazamentos. Se tiver algum ponto vazamento refaça o serviço para sanar o problema.
NBR 10844:1989 – Instalações prediais de águas pluviais – Procedimento