Por: Fabrício Rossi
O contrapiso é a execução de um piso regularizador de superfície de espessura entre 3cm e 5cm, para, em seguida, iniciar o assentamento da cerâmica.Executar um piso ou laje com nível zero-zero pronta para assentar as cerâmicas é muito difícil devido a falta de empresas qualificadas e o custo. Por isso, é ainda muito comum, principalmente em obras menores a execução do contrapiso.
Construtoras de edifícios abandonaram o contrapiso e já conseguem assentar os revestimentos de piso sobre a laje acabada e nivelada.
1. Os pontos de nível do piso (taliscas) já devem ter sido executados anteriormente com o auxílio de um nível a laser ou mangueira de nível;
2. Lavar bem a superfície, de preferência com lavadora de alta pressão;
3. Macete 01: Aplicar uma nata de cimento com “Bianco” (da Vedacit) ou “SikaChapisco” (da Sika) para aumentar a aderência do contrapiso.
A argamassa para contrapiso é mais seca, tipo polvilhada, com traço 1:3. (cimento, areia). A areia ideal é a média que deve ser peneirada para tirar os excessos de pedra.
Aplique os primeiros traços de argamassa ao longo das mestras para ir mestrando o piso. Não deixe de compactar a argamassa com um soquete de madeira.
Vá aplicando a argamassa e espalhando-a entre as mestras. Em seguida compacte com um soquete de madeira para adensar. É necessário fazer essa compactação porque o traço da argamassa é bem seco.
Com a régua de alumínio vá desempenando acompanhando as mestras formando os panos prontos de contrapiso.
Uma superfície plana com rugosidade suficiente para receber a argamassa e assentar as cerâmicas.
Com o contrapiso executado agora é esperar a cura de 07 dias para entrar com o assentamento das cerâmicas.
Macete 02: Não deixe de molhar uma vez por dia o contrapiso para que ele fique bem curado, evitando o esfarelamento da sua superfície.
Evite que muitas pessoas trafeguem por cima do contrapiso para evitar o esfarelamento por atrito das botas e carregar sujeira para a superfície que depois irá receber as cerâmicas.
NBR 12.260:2012 – Execução de piso com argamassa de alta resistência mecânica — Procedimento
NBR 15575-3:2013 – Edificações habitacionais — Desempenho – Requisitos para os sistemas de pisos