Por: Fabrício Rossi
Qual o tubo de cobre indicado para as instalações de água quente, ar-condicionado e gás?
Os tubos de cobre apresentam boa resistência química, mecânica e à corrosão, além de excelente condutibilidade térmica e elétrica, soldabilidade e fácil manuseio. O tubo de cobre tem longa durabilidade e é reciclado.
Aparelhos de ar condicionado doméstico, industrial, comercial e automotivo; condensadores; evaporadores; compressores; conectores elétricos, componentes de refrigeração, elétricos e decorativos; usinas de açúcar; instalações de refrigeração, hidráulica, gás e incêndio, etc.
Indicados para instalação de água fria, água quente e instalações para combate a incêndio por hidrante e sprinklers.
Na norma: destinados a construção de redes hidráulicas, sistemas de aquecimento e redes de distribuição interna de gás com operação em baixa pressão (até 7,5KPa = 765 mmca) e média pressão (até 150kPa = 1,53 kgf/cm2)
Indicados para todas as aplicações de tubos classe E, bem como para instalações de gases combustíveis e medicinais.
Na norma: destinados a construção de redes hidráulicas, sistemas de aquecimento e redes de distribuição interna de gás com operação em baixa pressão (até 7,5KPa = 765 mmca) e média pressão (até 150kPa = 1,53 kgf/cm2), com diâmetros cuja espessura da parede seja maior ou igual a 0,80mm.
Indicados para todas as aplicações de classe A, bem como para instalações industriais de alta pressão e vapor.
Na norma: destinados a construção de redes de distribuição internas de gás com operação principalmente em média pressão (até 150kPa = 1,53 kgf/cm2) ou onde as instalações exijam maior resistência mecânica, com diâmetros cuja espessura da parede seja maior ou igual a 1,0mm
São tubos de cobre liso, flexíveis e produzidos sem costura, em processo de fabricação semelhante aos tubos rígidos. Recebem tratamento térmico posterior à trefilação, o que torna flexíveis.
São utilizados em instalações de gás para interligações com aparelhos (medidores de gás, botijões etc.).
Obedecem aos requisitos de normas específicas para este uso. Os tipos mais conhecidos e utilizados são: ASTM B-75, ASTM B-68, ASTM B-111, e ASTM B-280.
ABNT NBR 13206:2010. Tubo de cobre leve, médio e pesado, sem costura, para condução de fluidos – Requisitos
ABNT NBR 15345:2013. Instalação predial de tubos e conexões de cobre e ligas de cobre — Procedimento
ABNT NBR 16401-2:2008. Instalações de ar-condicionado – Sistemas centrais e unitários. Parte 2: Parâmetros de conforto térmico
ABNT NBR 16401-1:2008. Instalações de ar-condicionado – Sistemas centrais e unitários. Parte 1: Projetos das instalações