Por: Fabrício Rossi
As casas de madeira têm um charme e um requinte especial. São ideais para condomínios, sítios e fazendas.Entretanto as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre o seu processo construtivo, resistência e durabilidade.
Assim, vamos nesse post falar sobre vários pontos de destaque na escolha do modelo, nos tipos de madeira e técnica construtiva.
As casas de madeira são comercializadas por empresas especializadas nesse tipo de edificação. Em resumo, são construtoras de casas de madeira. Em seu portfólio, essas empresas possuem “Modelos-padrão” que são projetos de casa padronizados que o cliente pode escolher a que mais lhe agrada arquitetonicamente e atende as necessidades da sua família.
A espessura das paredes de madeira é, geralmente, 35mm (3,5cm) intercaladas com montantes de madeira distanciados no máximo 300cm (3,0 metros). As áreas molhadas da casa, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço são em alvenaria para facilitar a passagem das instalações (elétricas e hidrossanitárias) e o assentamento dos revestimentos de parede.
Macete 01: Se optar por um Modelo-padrão, observe com atenção as dimensões dos ambientes (cômodos).
Essas empresas também ofertam para o cliente a customização dos projetos padrão, ou seja, a partir de um “modelo-padrão” inclui-se, retira-se ou redimensionam-se os ambientes da casa.
Macete 02: Caso opte por customizar um modelo-padrão faça com um profissional da área para que não fique um “puxadinho” ou um projeto mal resolvido.
Definido o projeto, as empresas trabalham, geralmente, com duas formas de comercialização das casas:
Kit Completo: é a casa completa, com todos os materiais fornecidos e instalados pela construtora (paredes, revestimentos de piso, revestimentos de parede, pintura, forros, metais, bacias sanitárias, material elétrico, material hidráulico, etc). Tudo isso, claro, dentro de um padrão que a empresa trabalha. Eles te entregam a casa pronta para morar!
Kit Madeira: é apenas o fornecimento e instalação das partes de madeira, incluindo o telhado. Ou seja, toda a parte que não é de madeira, além dos acabamentos, é de responsabilidade do cliente. Assim, para que seja feita a instalação do kit madeira, toda a parte que não é de madeira deverá estar pronta para que a empresa faça a instalação do kit madeira. Essa opção traz mais liberdade para o cliente escolher seus acabamentos.
Macete 03: Leia com atenção o Memorial Descritivo da casa que você comprar. Tenha atenção a descrição dos acabamentos e materiais que serão utilizados!
Geralmente as empresas construtoras de casas de madeira não fazem os serviços de terraplenagem e fundações. Essas são de responsabilidade do cliente, mas elas sempre têm alguém ou alguma outra empresa que faz esses serviços para indicar.
As madeiras utilizadas para a construção de casas têm as características de serem maciças, “duras” e “amargas”, ou seja, madeiras que não atraem cupins ou outras pragas. São elas:
– Maçaranduba ou Paraju: madeira escura, bem vermelho-amarronzada e densa;
– Angelim Pedra: madeira de cor castanho avermelhado claro ou escuro, com manchas castanhas mais escuras devido à exsudação de óleo-resina, brilho ausente. Densidade média e dura ao corte, além de textura grossa, de aspecto fibroso. É muito durável em relação a fungos apodrecedores e resistente a cupins-de-madeira-seca.
– Grápia, Garapa ou Amarelinho: madeira de cor bege amarelada ou bege rosada, de grande resistência a cupins e outras pragas, além de resistência ao apodrecimento.
– Ipê: madeira de cor pardo-acastanhado ou pardo-claro (geralmente uniforme) muito pesada e dura, com alta resistência mecânica e baixa retratabilidade volumétrica. É resistente ao ataque de insetos e ao apodrecimento.
– Itaúba: madeira de cor amarelo-esverdeado, quando recém serrado, tornando-se castanho-esverdeado-escuro; cheiro agradável, levemente adocicado, e gosto imperceptível; densidade alta e textura média; superfície irregularmente lustrosa. Considerada de alta resistência ao ataque de fungos apodrecedores, cupins e fungos marinhos.
A madeira apresenta excelente resistência e durabilidade, devendo ser adotadas, pelo proprietário do imóvel, medidas de proteção adequadas contra umidade, intempéries e pragas. A vida útil de estrutura de madeira é estimada em 100 anos.
A organização estrutural das fibras da madeira retém pequenos volumes de ar em seu interior, impedindo a transmissão de ondas de calor ou frio. Desta forma, a madeira apresenta-se como um isolante térmico natural.
As casas de madeira não requerem uma manutenção complicada e cara, pelo contrário, é uma manutenção simples e barata. Dentre alguns destacam-se:
Macete 04: stain é um impregnante para madeira com ação fungicida e inseticida, repelente a água e com filtro solar. Penetra na madeira realçando os veios sem formar filme, dando maior durabilidade e proteção. É fácil de aplicar, indicado para portas, portões, janelas, esquadrias, decks, casas pré-fabricadas de madeira, tanto externas quanto internas. Deve ser aplicado somente com pincel. Para manutenção, não é necessário lixar, lave a superfície com detergente neutro e deixe-a secar para reaplicar o produto.
Macete 05: No caso de vernizes é necessário lixar e retirar todo o verniz antigo antes de aplicar uma nova camada.
Muitas pessoas perguntam em relação ao custo das casas de madeira em comparação a casa de alvenaria. Esse custo depende do padrão de acabamento que o cliente escolher para sua casa, mas ele fica, geralmente, entre 10% e 20%, no máximo, mais barato que uma casa de alvenaria. O prazo de construção é rápido, variando de 90 dias para kits madeira a 10 meses para kits completos.