Por: Fabrício Rossi
O serviço de alvenaria é um dos mais comuns e conhecidos de uma obra. Veja agora o passo a passo da Alvenaria de Blocos de Concreto.
Deixe o local limpo, livre de restos de óleos, graxas e outros produtos químicos;
Faça um estoque de blocos próximo do local de execução do serviço;
Rode um traço de argamassa 1:4 (cimento e areia).
Colher de pedreiro
Paleta e/ou bisnaga de assentamento de alvenaria
Prumo e nível
Linha de pedreiro
Bacia de concreto ou carrinho de mão
Fazer a marcação da alvenaria de acordo com o projeto de arquitetura. Primeiro ache os eixos externos da edificação e estique uma linha (bem esticada) marcando esse eixo. É bem provável que nesse eixo externo tenha a alvenaria externa. Em seguida puxe a marcação das alvenarias internas com referência neles. Utilize um esquadro 90° de alumínio de 1,0m ou 1,50m para que os encontros da alvenaria sejam em 90°; em linguagem de obra isso quer dizer que a alvenaria está “esquadrejada” ou no esquadro.
Quando as linhas estiverem na marcação correta, assente o primeiro bloco nas extremidades e encontros de alvenarias, materializando os pontos. Não retire as linhas ainda.
Com os pontos materializados inicie a execução da primeira fiada de alvenaria. Ao término dessa etapa você conseguirá ver o desenho de todos os cômodos como na planta baixa de arquitetura.
Puxe a linha entre as duas extremidades e assente apenas os blocos nas extremidades de encontros de alvenaria até a altura de 1,20m (6 fiadas de blocos). Elas devem estar alinhadas horizontalmente e aprumadas verticalmente.
Pronto! Feitos todos os passos anteriores você já está com toda a sua alvenaria marcada e mestrada. Volte a segunda fiada, puxa a linha entre as duas extremidades e comece a assentar os blocos um a um. Ao terminar toda a segunda fiada, repita o procedimento e dê sequência.
Macete 01: Um pedreiro vai conseguir a alvenaria até a altura de 1,60m sem precisar montar andaimes. Apos essa altura será necessário fazer a montagem de andaimes. Atenção aos quesitos de segurança para trabalho em altura.
Macete 02: as fiadas devem estar amarradas, ou seja, as juntas entre um bloco e outro não se encontram na fiada superior. Veja nas fotos abaixo.
Macete 03: para evitar desperdício de blocos com a quebra durante o corte, inclua no seu pedido cerca de 10% a 12% de meio-bloco.
Macete 04: Algumas construtoras utilizam de bisnagas para aplicação de argamassa para alvenaria. O pedreiro que nunca trabalhou com a bisnaga tem um pouco de dificuldade no início. Veja o exemplo na imagem abaixo:
Você já chegou na altura limite que consegue assentar alvenaria sem utilizar andaimes. Agora você precisará montá-los. Monte os andaimes ao longo de toda a alvenaria.
Com os andaimes montados, volte a repetir todo o processo a partir do passo 3. Dê sequência na alvenaria até chegar na última fiada próximo da laje ou fundo de viga. Pare por aí.
A alvenaria deve ser muito bem executada com atenção principalmente a alinhamento, prumo, esquadro e amarração. Todo esse cuidado evita o surgimento de problemas como vícios de construção (problemas anteriores que geram novos problemas) nas etapas seguintes, o sobre-consumo de materiais e retrabalhos.
NBR 6136:2014, versão corrigida 2014 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Requisitos
NBR 15961-1:2011 – Alvenaria estrutural — Blocos de concreto – Projeto