Por: Fabrício Rossi
Uma obra é composta por varias etapas e uma das principais e mais famosa é a alvenaria, porque é aqui que a obra começa realmente a aparecer, as paredes vão tomando forma tanto externa como internamente.
Essa é uma etapa que pode gerar duvida até nos profissionais mais experientes e, nesse artigo, você vai aprender o passo a passo de Como Construir uma Parede de Tijolos ou Blocos.
Na alvenaria há segredos e macetes que se desconsiderados vão trazer problemas, gerar reflexos em todas as etapas seguintes e aumentar o custo do empreendimento.
Então leia este artigo até o final para que você possa acompanhar a alvenaria da sua obra com conhecimento.
Uma alvenaria é mal executada quando não foram respeitados os 04 conhecimentos fundamentais de um pedreiro, que são: prumo, alinhamento, esquadro e nível. Excelentes profissionais têm esses conhecimentos apurados. Conheça mais sobre eles nesse link AQUI.
Agora veja alguns dos problemas de uma alvenaria mal executada:
Imagine o impacto de custo que cada um desses problemas pode gerar na sua obra.
Os principais materiais para executar uma parede de alvenaria é o tijolo cerâmico ou o bloco de concreto.
Os tijolos são feitos a partir do barro, por isso, são chamados de “tijolos cerâmicos”. Eles podem ser estruturais ou de vedação. Essa diferença vou explicar no tópico mais abaixo.
Veja as dimensões dos tijolos cerâmicos nesse link AQUI.
Os blocos são feitos a partir de um traço de cimento, areia e brita. Eles também podem ser estruturais ou de vedação. Para conhecer as dimensões dos blocos de concreto, acesse ESSE LINK.
Há também os blocos de concreto celular autoclavados. São blocos de grandes dimensões (30cm x 60cm), porém bem leves (menor densidade), indicados apenas para vedação (não estruturais).
Há dois tipos de alvenarias: a estrutural e a não-estrutural (ou de vedação).
A alvenaria estrutural é aquela que possui em primeiro lugar função estrutural, ou seja, a estrutura da edificação (casa, loja, prédio, etc) é a própria alvenaria. Os tijolos ou blocos para alvenaria estrutural são chamados de “tijolo/bloco estrutural”, são sempre vazados na vertical.
Macete 01: A Alvenaria estrutural é muito utilizada na construção de prédios residenciais de 04 a 08 pavimentos. Grandes construtoras de apartamentos de 2 quartos e “Minha Casa, Minha Vida” utilizam bastante essa técnica construtiva.
Macete 02: A construção das paredes de alvenaria estrutural segue uma técnica construtiva mais apurada, racionalizada e cada parede tem sua paginação detalhada em projeto. O pedreiro de alvenaria deve seguir fielmente essa paginação.
A alvenaria de vedação é aquela que não possui nenhuma função estrutural. Ela tem apenas a função de fazer a separação dos ambientes. O nome “vedação” é devido essa alvenaria vedar os vãos abertos deixados pela estrutura. Esse tipo de alvenaria é indicado para edificações com estrutura convencional de concreto no sistema pilar-viga-laje, ou edificações em estrutura metálica.
Aprenda agora o passo a passo de como construir uma parede em alvenaria de vedação e acompanhe sua obra com conhecimento.
A alvenaria de vedação é aquela que não tem função estrutural. É a mais conhecida e tradicional das alvenarias e utilizada em construções novas ou reformas de casas, apartamentos e todos os outros tipos de edificações.
Com o projeto de arquitetura em mãos, é feita a marcação da alvenaria no piso, observe as dimensões dos ambientes, o esquadro, o alinhamento e deixe os vãos de portas.
Em uma reforma, a locação das novas paredes é mais fácil porque as paredes existentes servem como referência para puxar as medidas.
Macete 03: As paredes podem ser marcadas tanto pelo seu eixo, como pela face do tijolo / bloco, desde que seja descontado a espessura dos revestimentos (reboco, azulejos, etc).
Essa atividade também pode ser chamada de locação das paredes e pode ser feita por um topógrafo (depende do porte da obra e da precisão necessária).
Para iniciar o assentamento, coloque próximo ao profissional o pallet de tijolos/blocos e a argamassa para assentamento.
Macete 04: Todo pedreiro tem a sua caixa de ferramentas. Conheça as principais ferramentas de pedreiro NESSE LINK. Clique Aqui.
O pedreiro vai iniciar assentando as mestras no vértice da parede e, em seguida, puxar a linha para assentar a primeira fiada.
Ao assentar os blocos o pedreiro sempre deve conferir: alinhamento, prumo, amarração e o esquadro nos encontros de paredes.
Macete 05: Alvenaria externa em altura, o pedreiro deve estar com cinto de segurança preso à linha de vida. Veja na foto acima.
Ao terminar de subir toda a parede, é comum ficar uma fresta entre o topo da parede e a viga. Veja essa foto abaixo para entender melhor.
A atividade de fechar essa fresta é chamada de encunhamento, ou seja, fazer a união da parede com a estrutura da edificação.
O encunhamento pode ser feito de diversas formas. As mais comuns são:
Macete 06: Essa é a técnica mais rápida e utilizada atualmente. Para isso a fresta para encunhamento não deve ser maior que 5cm.
Neste artigo você aprendeu os tipos de alvenarias e a acompanhar a execução dessa etapa na sua obra com conhecimento, evitar retrabalhos da sua equipe, e economizar material nas etapas seguintes, principalmente no reboco das paredes.
Lembre-se sempre: contrate profissionais experientes, especializados em alvenaria, e acompanhe de perto a sua execução para que o trabalho seja realizado corretamente e, assim, cumprir os prazos estabelecidos.
Recomende esse artigo para os seus amigos e deixe um comentário abaixo!
Sucesso na sua obra.