Por: Fabrício Rossi
O aço (CA-50, CA-60 e CA-25) é um dos principais insumos usados na Construção Civil. Está presente em todas as estruturas de concreto armado (pilar-viga-laje), nas fundações (blocos, sapatas e estacas) e nas obras de arte (pontes e viadutos). Devido a sua versatilidade, elevada resistência à tração e o perfeito “casamento” com o concreto.
Conhecer os aços mais utilizados nas suas obras e suas características é fundamental para qualquer engenheiro civil, arquiteto e todos os profissionais da obra, para saber interpretar corretamente os projetos, para a equipe montar as peças como especificado e garantir a qualidade das estruturas (evita patologias futuras).
Os principais tipos de aços usados em obras são:
• CA-50 (mais utilizado)
• CA-60
• CA-25 (pouco utilizado)
Macete 01: Jamais utilize o termo “ferro”. Ferro é elemento da tabela periódica.
Essa é modalidade onde você compra o aço em barras retas (12 m de comprimento) nos diâmetros (bitolas) necessários, faz todo o serviço de corte, dobra e montagem no canteiro de obras.
Macete 02: Cortar, armar e dobrar o aço na obra é necessário mais mão-de-obra (armador e ajudante). Não é indicado para grandes obras.
Obras que vão consumir grandes quantidades de aço é mais rápido e econômico comprar cortado e dobrado de acordo com o seu projeto.
As próprias empresas que vendem o aço, fazem o serviço de corte e dobra. O preço do serviço é por quilo (kg) cortado e dobrado e todo o serviço é realizado de acordo com os projetos de armação.
Macete 03: Atenção para enviar o projeto correto para o serviço de corte e dobra. Em outras palavras: Não envie projetos obsoletos (desatualizados).
Todo o aço é entregue separado por feixes da mesma posição (ex. N1, N2, N3, etc), 100% identificados por Posição, Bitola, Prancha (projeto).
Apesar de ser um serviço mais caro, comprar o aço cortado e dobrado reduz o tempo de montagem das armaduras na obra, dessa forma, permite adiantar o dia de concretagem das peças e, também, reduz o número de profissionais de armação.
Macete 04: Bitola do aço é o diâmetro nominal da superfície transversal da barra de aço.
Para baixar a Tabela de Aços para Construção Civil da Gerdau, Clique aqui.
Esse é o aço mais utilizado em obras!
Os aços em barras retas comerciais da Classe CA-50, atendendo a NBR-7480, são:
O aço CA-60 é utilizado concomitante com o CA-50 nos projetos de armação. Suas principais características:
Os aços em fios comerciais da Classe CA-60, atendendo a NBR-7480, são:
O aço CA-25 atualmente é pouco utilizado nos projetos de armação. Suas principais características são:
Os aços em barras retas comerciais da Classe CA-25, atendendo a NBR-7480, são:
Indispensável para fazer o serviço de montagem das armaduras! Com o arame recozido e uma turquesa, o Armador faz a amarração dos elementos de aço (barras, estribos), montando as peças. O mais utilizado em construção civil é o BWG 18.
A tabela com os principais arames recozidos, atendendo a NBR-5589/82, são:
Nesse artigo você aprendeu as principais características dos Aços usados na construção civil. O CA-50 (mais utilizado) possui nervuras transversais e resistência a tensão de escoamento de 500 MPa. O CA-60 é obtido através de trefilação fio a fio e possui uma resistência a tensão de escoamento de 600 MPa.
Recomendo sempre analisar os projetos de armação com conhecimento, acompanhe os detalhes da montagem das armaduras e sempre coloque alguém da sua equipe para conferir as armações antes de realizar uma concretagem.
Lembre-se de garantir o recobrimento das armaduras durante a concretagem com a utilização dos espaçadores de armação. Para saber mais sobre esse tema, você pode ver mais nesse outro artigo AQUI!
Espero que tenha gostado do artigo. Deixe um comentário abaixo!
NBR 7480:2007 – Aço destinado a armaduras para estruturas de concreto armado – Especificação