Por: Fabrício Rossi
As tarefas estão cada dia mais comuns nas obras com o objetivo de aumentar a produtividade dos profissionais.Entretanto, para que os serviços tarefados sejam sucesso na sua obra você precisa ter alguns cuidados que são importantes, veja abaixo:
1. Tarefar serviços que tenham grandes quantidades e repetitivos (alvenarias, revestimentos, formas, armações);
2. Consultar o preço de custo da mão de obra na Composição de Custo Unitário do serviço;
3. Atrelar a tarefa a uma produção mínima que o profissional tenha que atingir;
4. Fazer os serviços tarefados em pacotes por semana ou por mês;
5. Se o profissional faltar durante a tarefa deve haver uma ferramenta de desconto, caso a tarefa não seja atrelada a uma produtividade mínima, ou seja uma tarefa por equipe;
6. Fazer a apropriação das tarefas semanalmente ou mensalmente junto com os encarregados e alimentar uma planilha de controle de tarefas (boa tarefa para os estagiários);
7. Serviços que envolvem equipes, que não podem ser tarefados individualmente, tem a tarefa determinada para toda a equipe. O profissional da equipe não pode faltar durante a tarefa. Essa dinâmica serve principalmente para serviços de carpintaria, armação e montagens;
8. As tarefas devem contemplar “serviços entregues completos” para que as equipes de serviços tarefados não deixem retrabalhos para trás e que os serviços tarefados mantenham a qualidade desejada para a obra.
9. Ao fazer a planilha de fechamento das tarefas não deixar de cruzar os dados com a lista de faltas do Departamento Pessoal;
Tarefas muito puxadas e inatingíveis geram desânimo da equipe de produção porque não vão conseguir atingir os índices. Tenha sempre o cuidado de não definir tarefas com índices elevados.