Por: Fabrício Rossi
A concretagem é uma das principais etapas de uma obra e existem fatores impactantes que você precisa conhecer porque movimenta praticamente todos os profissionais do canteiro de obras em um curto período de tempo.
O que vem a sua cabeça quando pensa em concretagem (concreto)? Talvez…caminhão betoneira, bomba-lança e toda aquela movimentação intensa do canteiro de obras para lançar o concreto.
Algumas pessoas acreditam que uma concretagem foi de qualidade quando o concreto atinge a resistência característica à compressão de projeto (fck) aos 28 dias de cura (Fck=28).
Entretanto, atingir ou superar o Fck aos 28 dias não é suficiente para garantir que a concretagem da peça estrutural foi ótima, está de qualidade e livre de possíveis patologias.
Há vários aspectos que influenciam a qualidade no lançamento do concreto, então leia esse artigo até o final para conhecer #9 deles:
As fôrmas e escoramentos são responsáveis por dar forma a peça estrutural e distribuir a carga do concreto, aço e fôrma para o solo ou para outros elementos estruturais. Por isso, as fôrmas devem estar bem travadas, alinhadas e aprumadas para que não corram o risco de abrir durante uma concretagem, formando brocas ou comprometendo o andamento da atividade. Em edifícios de vários andares, não esqueça do re-escoramento do andar inferior.
Macete 01: Antes de iniciar a concretagem as fôrmas devem ser molhadas para evitar do madeirite “chupar” água do concreto.
Como o próprio nome diz, o concreto é armado, ou seja, possui armações, e essas devem ser conferidas para que estejam de acordo com o projeto e as peças desempenhem corretamente as suas funções estruturais.
Macete 02: Essa conferência deve ser feita posição por posição.
A concretagem deve ser contínua e ininterrupta, mesmo no caso de grandes volumes, por isso deve ser agendada e programada com a concreteira com antecedência para que não ocorram surpresas que geram uma quebra no ciclo de fornecimento, o que pode ocasionar juntas frias (juntas de concretagem) não previstas e que podem comprometer o desempenho estrutural da peça. Além disso, entupir uma bomba-lança, gerar hora-extra não programada, etc.
Macete 03: Cuidado para não aceitar caminhão vencido na obra! Confira todas as notas dos caminhões betoneira, veja o horário de vencimento do caminhão, assine e coloque data de início e término de lançamento.
A concretagem é marcada com antecedência e toda a equipe de obra deve ser informada sobre esse processo. O dia da concretagem exige uma logística e preparação de toda a equipe porque pode durar várias horas, de acordo com o volume de concreto utilizado.
Se necessário faça uma reunião de alinhamento com todos os envolvidos.
Macete 04: No horário do almoço divida a equipe de concretagem em duas para fazer um revezamento e não paralisar a atividade.
O slump test verifica o abatimento do concreto, ou seja, se o concreto está com o abatimento solicitado, ex: 10+/-2cm, 13+/-2cm, etc.
Macete 05: Caminhões com slump fora do solicitado devem ser devolvidos à concreteira.
Os corpos-de-prova (CPs) devem ser moldados, acomodados e transportados conforme a norma. São os CPs que vão para a prensa para verificar a resistência característica do concreto à compressão, o famoso Fck, que tem unidade de medida o MPa.
Um ponto muito importante é a vibração do concreto durante a concretagem. Assim que a bomba lança o concreto na peça temos que entrar com o vibrador para que o concreto preencha todos os espaços da peça estrutural e adense, para eliminar todos os vazios, inclusive bolsas ou bolhas de ar. Essa vibração que vai garantir a formação de uma peça única de concreto que envolve as armações, impermeável e aderente.
Macete 06: Escolha os vibradores de acordo com a necessidade da concretagem. A vibração ideal é bastante sensível, não pode ser pouca porque deixa vazios e nem em excesso.
As armações em contato com o ar entram em processo de corrosão, por isso, o concreto deve obrigatoriamente recobrir as armaduras de acordo com o projeto de armação (ex: recobrimento de 3cm, 4cm, 5cm).
Macete 07: Os espaçadores de concreto que tem essa função de garantir o cobrimento mínimo entre a face da forma a face da armação.
Atividade fundamental que ocorre após a concretagem. Após o Início de Pega, o concreto “endurece” através de uma reação química exotérmica, ou seja, com liberação de calor, do cimento em contato com a água, por isso que as peças estruturais são molhadas após o endurecimento e por mais 7 dias, para que essa reação aconteça de maneira lenta e contínua para evitar a Retração com o surgimento de fissuras ou trincas, principalmente em lajes, que tem grande área concretada.
Macete 08: Utiliza-se cobrir as lajes com manta geotêxtil e molhar em seguida. A manta segura a umidade por muito mais tempo, fazendo uma cura perfeita.
Evite programar grandes concretagens em dias chuvosos para que a água não lave o concreto (alterar fator A/C – água/cimento), fazendo com que ele perca resistência final. A mesma recomendação para dias de intenso calor, para evitar o surgimento de juntas frias e retração rápida do concreto com o surgimento de fissuras e trincas.
Macete 09: Veja a previsão do tempo e programe sua concretagem. Não se prenda somente a dias amenos, para não atrasar o cronograma da obra. Caso tenha que concretar em dias quentes, atenção à cura do concreto para não criar fissuras, assim por diante em outros climas.
Qualquer concretagem realizada com sucesso tem atenção para esses #9 fatores que influenciam diretamente para que as estruturas de concreto armado tenham qualidade e vida útil longa, proporcionando segurança aos usuários e baixa possibilidade do aparecimento de patologias.
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