Fique Atualizado! Receba grátis as atualizações do Pedreirão.

Uso de Plataformas e Manipuladores em Obras, Passo a Passo!

Por:Fabrício Rossi

Com o crescimento do setor da construção civil a partir de 2005 e as projeções de crescimento ao longo dos próximos anos, estão sendo introduzidos equipamentos e máquinas para facilitar, otimizar e substituir mão-de-obra em todas as etapas de obra.

Duas máquinas que estão se tornando comuns nas obras são as Plataformas Elevatórias e os Manipuladores Telescópicos. Vamos conhecer mais dessas máquinas:

Plataformas Elevatórias Articuladas

São indicadas para locais de difícil acesso e trabalhos localizados como instalações elétricas, hidráulicas, gás, ar condicionado, manutenções, forros, SPDA. Atingem uma altura de até 15 metros. Existem algumas especiais que atingem 20m, 26m, 40m e até 43m. Elas possuem quadro de comando na base (próximo as rodas) e na gaiola.

plataforma-elevatoria-jlg-genie-locacao-obra-pedreirao

Plataformas Elevatórias tipo Tesoura

São indicadas para trabalhos em fachadas como chapisco, reboco, pintura e serviços de manutenção. Atingem uma altura de até 15 metros. Possuem tração 4×4. Elas possuem quadro de comando na base (próximo as rodas) e na gaiola.

plataforma-tesoura-genie-jlg-locacao-manipulador-lift-pedreirao

As principais marcas de plataformas do mercado são: Genie, JLG, Halotte e tem vários representantes espalhados pelo Brasil.

São encontradas com motor elétrico (com baterias recarregáveis 220V) e a diesel.

Macete 01: as plataformas movidas a diesel proporcionam mais versatilidade.

Macete 02: ao locar uma plataforma dessas a empresa locadora faz um treinamento de operação para um grupo de profissionais da sua empresa. Treine os profissionais que você irá contar com eles por mais tempo na obra.

Manipuladores Telescópicos

Também conhecidos como SkyTrak (nome do manipulador da JLG) proporcionam agilidade na distribuição de materiais verticalmente e horizontalmente na obra. Seus garfos são próprios para movimentar materiais paletizados desde a descarga de caminhões e carretas até para colocar o material nos andares.

Atingem uma altura de até 15 metros. Movimentam pela obra qualquer material que esteja paletizado como blocos cerâmicos, blocos de concreto, pavimento intertravado, painéis de carpintaria, armação de vigas e pilares.

manipulador-telescopico-obra-pedreirao

Macete 03: Há uma gaiola que para acoplar nos garfos da manipuladora para transportar materiais como formas de lajes nervuradas e outros materiais volumosos. Solicite a empresa locadora. Geralmente não aumenta o custo da locação mensal.

Macete 04: Há uma bacia (masseira) para transportar concreto com capacidade para 0,50m3. Solicita a empresa locadora ao fazer a locação. Geralmente não aumenta o custo da locação mensal.

manipulador-telescopico-obra-locacao-pedreirao

Antes de locar uma plataforma elevatória ou manipulador telescópico verifique qual será o custo-benefício para a sua obra.

 
Abraço a Todos!
Pedreirão.
[100% gratuito]
[100% gratuito]