Fique Atualizado! Receba grátis as atualizações do Pedreirão.

Tudo Sobre Pisos Laminados, Passo a Passo!

Por:fabricio

Amigos, os pisos laminados possuem tecnologia, fácil instalação e menor custo que a madeira de lei, a famosa Tábua Corrida.

Ao longo dos anos ele tem se tornado muito popular no acabamento de casas e apartamentos. Atualmente há modelos até para ambientes de alto tráfego como academias, lojas e shoppings.

O que é um piso laminado?

piso-laminado-casa-reforma-construcao-pedreiro-pedreirao

É um piso constituído de lâminas de madeiras em larguras e comprimentos variados com acabamentos que simulam vários tipos de madeira.

É um piso flutuante, ou seja, não é pregado ou colado ao contrapiso, sendo instalado sobre uma manta.

Surgiu no mercado em resultado ao avanço tecnológico de pisos em substituição a madeira de lei (tábua corrida), como uma solução sustentável e com menor custo.

Composição do piso laminado

piso-laminado-camadas

Balanço: Parte inferior do piso, responsável pela sua estabilização e pela resistência do produto à umidade. Composta geralmente de material sintético.

Substrato: Principal lâmina do piso. Composta em geral de compensado de alta densidade (HDF-H). Responsável por resistência aos impactos. Onde se encontram os encaixes de uma régua com a outra.

Lamina decorativa: é a lâmina de celulose que recebe a camada decorativa que confere beleza ao piso. Ela pode ser impressa ou um filme de madeira, dependendo do fabricante ou da linha do piso escolhida.

Overlay: É uma película sobre a lâmina decorativa com alto índice de resistência à abrasão, que dará a proteção contra riscos e arranhões ao revestimento.

Tipos de pisos laminados

tipo-piso-laminado-pedreiro-pedreirao-piso

Pisos laminados de madeira

É o tipo de piso utilizado em casas e apartamentos. Possui réguas com 7mm, 8mm ou 9 mm de espessura, largura média de 21cm e 136cm de comprimento. Dimensões que variam de acordo com o fabricante.

A principal característica do produto é o de ser um produto de madeira natural com vários tipos de revestimento decorativo, escolhido de acordo com o gosto do cliente. São revestidos por um filme cristalino com resina (overlay) que proporciona alta resistência a riscos e à abrasão, sua baixa porosidade evita a absorção de líquidos, facilita a limpeza e ainda amplia seu ciclo de vida.

São de fácil instalação, limpeza e antialérgicos.

Pisos laminados de alto tráfego

São pisos indicados para ambientes com grande circulação de pessoas, como lojas, academias, shoppings. Tem como principal característica a sua maior resistência ao desgaste e riscos.

Quanto aos efeitos decorativos é encontrada a mesma variedade do laminado comum.

A instalação é da mesma maneira.

Vantagens dos pisos laminados

piso-laminado-sala-vantagem-pedreirao

Menor custo: Se comparado aos pisos de madeira de lei (tábua corrida);

Fácil limpeza: Devido ao verniz de acabamento, basta um pano úmido para limpar a maioria das manchas;

Fácil instalação: As réguas do piso apresentam encaixe tipo macho-fêmea, tipo click, que facilitam a instalação, além de apresentarem grande firmeza. A pouco tempo as réguas eram coladas.

Ecologicamente correto: As réguas de piso laminado são madeira reflorestada de florestas certificadas. Prática adotada pela maioria dos fabricantes.

Garantia estendida: a maioria dos fabricantes oferece garantias de 10 anos ou mais do produto;

Resistente a cupins: já são produzidos com componentes químicos que não são atrativos ao ataque de cupins.

Conforto térmico-acústico e antialérgicos.

Dimensões médias

Largura: 18,0cm a 25,0cm

Comprimento: 120,0cm a 140,0cm

Espessura: 7,0mm a 9,0mm

Pré-instalação

piso-laminado-pre-instalacao-pedreirao

O contrapiso sobre o qual será instalado o piso laminado deve estar sem qualquer sujeira, irregularidades acima de 3 mm ou umidade. Lembre-se, o contrapiso nunca deve ser lavado.

Macete 01: Para verificar se há umidade colar um plástico no contrapiso com fita adesiva e esperar por 24 horas. Se o plástico apresentar gotas de água por condensação ou escurecimento, o contrapiso tem umidade e deve ser impermeabilizado por um profissional especializado.

Verifique os ângulos, esquadros e imperfeições das paredes.

Meça o local e calcule quantas réguas serão dispostas em cada fileira observando o sentido: longitudinal, transversal ou diagonal.

Ferramentas necessárias

ferramenta-piso-laminado-pedreiro-pedreirao

Esquadro, barra e bloco batente, martelo, espaçadores, trena, cinta de tração, pregos de aço, serra manual, esmerilhadeira, serra tico-tico, serra circular, serra meia-esquadria.

Você pode instalar um piso laminado sobre: cerâmica, madeira, vinil, pedra, cimento.

ATENÇÃO: Nunca instale pisos laminados sobre carpetes. Eles devem ser removidos, antes de instalar o piso laminado.

Instalação do Piso Laminado

Instalar a Manta

manta-piso-laminado-pedreirao

A manta instalada entre o piso e contra-piso deve ser de espessura mínima de 2mm, que possibilite uma boa acomodação do piso e um isolamento acústico satisfatório.

A função da manta é reter eventual umidade que possa vir do contrapiso e combater irregularidades de até 3mm.

As faixas de manta devem ser sobrepostas e coladas pelo seu adesivo próprio.

Macete 02: A manta deve ser colocada no sentido contrário ao sentido do piso a ser instalado, deixando 1 cm sobrando sobre as paredes.

Para o acabamento perfeito os batentes devem ser cortados. Com o auxílio de um lápis marque nos batentes da porta a parte a ser cortada. O corte deve ter profundidade de 15 mm para permitir a dilatação do piso. Fixe o perfil base no contrapiso com bucha e parafusos. Certifique se a porta tem mobilidade.

Instalação das réguas

como-colocar-piso-laminado-2

A instalação das réguas deve começar com o encaixe macho voltado para a parede. Deve ser respeitado o espaço para dilatação e contração de 15 mm entre o piso e a parede (utilize os espaçadores).

Verifique se a parede é reta, de tal forma que o rodapé possa cobrir o espaço de dilatação. Caso a parede onde for iniciada a instalação seja torta, desenhe o contorno dela na primeira fileira de réguas. Em seguida, corte as réguas na linha marcada.

Macete 03: Ao planejar o desenho para a instalação a distância do topo de uma régua (piso) a outra deve ser de no mínimo 1/3 do comprimento da régua. Evite que no sentido da largura haja uma fileira de réguas de dimensão inferior a 5 cm ou no sentido do comprimento evitar que haja uma régua menor que sua largura.

Encaixe click

encaixe-click-piso-laminado-pedreiro-pedreirao

Um sistema que não utiliza cola para união das réguas. Você deve encaixar a régua a ser instalada em um ângulo entre 20 e 30 graus introduzindo o macho na fêmea da régua já instalada e abaixá-la com as mãos até que a união entre as duas estejam perfeitas.

O bloco batente deve ser utilizado para unir as réguas.

Depois de colocar a ultima régua da fileira assegure-se de que todas as juntas estão perfeitamente encaixadas.

Corte o rodapé utilizando a serra de meia-esquadria pra obter o ângulo desejado. A fixação dos rodapés é feita utilizando cola e também com o auxilio de pregos de aço sem cabeça

Macete 04: Nunca utilize o martelo para bater diretamente na régua. Use sempre o bloco batente.

Fechando o cômodo

piso-laminado-ultima-regua-pedreiro-pedreirao

Caso seja preciso cortar a última fileira de réguas, coloque duas réguas com a fêmea virada para a parede, uma em cima da penúltima régua e a outra posicionada junto à parede com um par de espaçadores. Marque a régua inferior e depois corte. Quando houver batente nessa parede onde será fechado o piso, iniciar a marcação por ele, pois o corte do batente para dilatação não deixa a régua ser encaixada.

Macete 05: Casos em que houver mais de um batente e em paredes opostas, ao finalizar a instalação, remova uma parte do encaixe fêmea, que possibilitará o deslizamento da régua pelo batente, promovendo seu encaixe.

Instalação dos rodapés e cantoneiras

Após a retirada dos espaçadores, fixe os rodapés. Eles podem ser colados na parede, fixados com parafuso de cabeça chata 50 mm e bucha nº 5, ou fixado com prego de aço 10 x 10 mm sem cabeça, ou então colados.

Transição de cômodos e outros pisos

encaixeT-piso-laminado-pedreiro-pedreirao

Há acessórios para fazer a passagem de cômodos e outros pisos (perfil T). No caso de carpetes e pisos mais finos que o piso laminado utiliza-se o perfil resutor. Esses perfis são fixados no contrapiso.

Norma de Referência

ABNT-NBR 14.833-1:2014. Revestimento de pisos laminados melamínicos de alta resistência – Parte 1: Requisitos, características, classificações e métodos de ensaio

ABNT- NBR 14.833-2:2014. Revestimentos de pisos laminados melamínicos de alta resistência. Parte 2: Procedimentos para aplicação e manutenção

Abraço a todos!
Pedreirão.
 
Abraço a Todos!
Pedreirão.