Receba GRÁTIS conteúdo do Pedreirão no seu email!

Tipos de Telhas e suas Características

Por: Fabrício Rossi

Conhecer os tipos de telhas e suas características é fundamental para você fazer a melhor escolha para o seu projeto, seja de uma reforma, uma construção do zero ou uma obra industrial.

Um telhado que foi pensado junto com toda a arquitetura da edificação, com a escolha correta do tipo de telha e executado de acordo com o projeto, além da beleza, proporciona o conforto térmico, iluminação adequada e sofisticação.

Já adianto que a escolha errada das telhas e um telhado mal executado você vai ter problemas de ambiente muito quente (sem conforto térmico), refugo de água durante uma chuva, escorregamento das telhas e alguns outros problemas que, parecem simples, mas podem levar a ter que refazer todo um telhado.

Então, leia esse artigo até o final para aprender mais sobre os tipos de telhas mais utilizadas e suas características.

Veja quais são os tipos de telhas:

Telha Cerâmica (barro)

As telhas cerâmicas são largamente utilizadas pelo Brasil afora. É um das mais antigas formas de coberturas de edificações. Proporcionam ótima barreira térmica (isolamento térmico) fazendo que a edificação fique com o ambiente interno mais fresco que o meio externo.

É necessário uma estrutura ou engradamento de telhado bem feito para suportar o peso das telhas. Verifique sempre a inclinação indicada pelo fabricante da telha. As telhas cerâmicas variam de 30% a 35%. Para saber mais sobre inclinação de telhados veja o tema: Como Calcular a Inclinação de Telhado, Passo a Passo!

O consumo de telhas fica entre 15 e 17 pç/m2 e o peso por das telhas em torno de 40kg/m2.

telha-ceramica-colonial-barro-vermelha-americana-romana-pedreirao-telhado

Telha de Concreto

As telhas de concreto são mais recentes no mercado. Proporcionam conforto térmico e versatilidade de formas e cores. São impermeáveis as chuvas, diferente das telhas cerâmicas que absorvem um pouco de água. Tem um peso/m2 em torno de 48kg/m2 e consumo de 10 a 15 un/m2. A inclinação mínima desses telhados também é entre 30% e 35%.

telha-concreto-telhado-colorida-colonial-casa-construcao-pedreirao

Macete 01: As telhas de concreto com cores brancas proporcionam mais conforto térmico porque refletem a luz do sol que incidem sobre elas.

Telha de Fibrocimento

São o melhor custo/benefício do mercado. São resistentes e leves, por isso precisam de um engradamento de telhado mais simples. Devem ser bem fixadas nas terças para que não tenha problemas com chuvas e ventos. O trespasse recomendado de 15cm a 20cm e inclinação mínima de 15%. Tem espessura de 4mm, 5mm, 6mm, 8mm. Os tamanhos encontrados no mercado são próximos a 1,22m X 2,44m (comprimento x largura), dependendo do fabricante.

telha-fibrocimento-amianto-ondulada-telhado-pedreirao

Telha de Vidro

As telhas de vidro proporcionam a entrada de luz nos ambientes. São utilizadas conjugadas com as telhas cerâmicas ou de concreto, por isso possuem os mesmos modelos (colonial, americana, francesa, italiana, mediterrânea, etc) em ambientes que precisam de iluminação.

telha-vidro-transparente-telhado-colonial-casa-reforma-construcao-pedreirao

Macete 02: Essa telha deve ser utilizada em ambientes bem planejados, caso contrário fica parecendo um ambiente “gambiarrado”, uma solução paliativa.

Macete 03: Recomenda-se levar um modelo da telha cerâmica ou de concreto, para conferir com a telha de vidro, no momento da compra.

Telha Metálica Galvanizada

São telhas de aço que passam pelo processo de galvanização ou zincagem para proteger o aço da telha da corrosão atmosférica. Essas telhas tem perfil trapezoidal como na foto e perfil ondulado. A espessura padrão das chapas das telhas são: chapa 22 (espessura 0,80mm), chapa 24 (espessura 0,65mm), chapa 26 (0,50mm), chapa 28 (0,43mm).

telha-galvalume-metalica-trapezoidal-telhado-pedreirao

Telha Metálica Galvalume

Galvalume é o nome dado para a chapa de aço revestida com uma camada de liga Al-Zn, que é aplicada pelo processo de imersão à quente. O revestimento constituído em peso 55% Al, 43,5% Zn e 1,5% Si, oferece um balanço otimizado entre a resistência à corrosão por barreira oferecida pelo alumínio e proteção galvânica oferecida pelo zinco.

O Galvalume combina também a resistência estrutural do aço à durabilidade do alumínio, tornando o produto ainda mais competitivo.

O uso do Galvalume é recomendado onde se requer resistência à corrosão atmosférica superior, aparência, elevada refletividade de calor, resistência à oxidação em temperaturas elevadas aliadas a um melhor aspecto superficial.

telha-metalica-trapezoidal-galvalume-telhado-pedreirao

Telha Termoacústica (sanduíche)

É caracterizada por duas telhas convencionais preenchidas por material inerte (poliuretano, isopor (EPS), lã de vidro ou lã de rocha) constituindo um “sanduíche” ou simplesmente uma única telha metálica com revestimento inferior.

Os materiais de preenchimento possuem um baixo coeficiente de condutividade térmica (k), oferecendo uma resistência nas trocas constantes de calor externo e interno nas edificações, possibilitando uma redução na utilização de equipamentos para refrigeração, redução em problemas de acidentes por fadiga e melhoria no ambiente de trabalho.

Essa telha é bastante utilizada em vários tipos de obras devido a sua versatilidade e proteção contra calor excessivo!

telha-sanduiche-termoacustica-metalica-telhado-trapezoidal-pedreirao

Telha Ecológica

É feita a partir de camadas de fibras vegetais impermeabilizadas com betume e protegidas por resina. As cores (vermelha, verde, preta e marrom) são obtidas a partir de pigmentação. Elas são leves e fáceis de instalar.

telha-ecologica-fibra-vegetal-telhado-casa-construcao-pedreirao

Telhas de Policarbonato

O policarbonato é o termoplástico resultante da reação entre derivados do ácido carbônico e o bisfenol. Suas principais características são a transparência e a resistência.

As telhas de policarbonato possuem tratamento contra o ataque dos raios UV garantindo assim uma vida útil muito maior que as telhas de fibra de vidro ou PVC, não amarelam e não perdem a transparência.

Macete 04: Mantenha as telhas de policarbonato em local protegido até a instalação. Elas são facilmente danificadas.

Macete 05: A fixação deve ser realizada através de perfis de alumínio com gaxetas de Neoprene ou EDPM, que não danificam o policarbonato.

telha-policarbonato-telhado-cobertura-translucida-construcao-casa-pedreirao

Telha Calhetão

É fabricada de fibrocimento e largamente usadas na década de 1980. Hoje não se vê muito edificações com cobertura em calhetão. São ideais para vencer vãos livres maiores, entre 3,0m e 9,0m. Por suas peças serem compridas permitem que o telhado tenha uma inclinação reduzida. Nesse caso, mínima de 5%. Tem espessura de 8mm.

telha-calhetao-fibrocimento-telhado-casa-construcao-reforma-pedreirao

Telhas Translúcidas de Polipropileno

É uma telha composta de resinas termoplásticas especiais que favorecem a luminosidade natural do ambiente, ideais para instalações em telhados, coberturas e fachadas. Elas permitem, em média, a passagem de 70% da iluminação natural.

telha-polipropileno-telhado-transparente-translucida-construcao-casa-pedreirao

Telhas Translúcidas

Produzidas em Fiberglass, as telhas translúcidas oferecem iluminação natural, economizando energia elétrica. Leves e fáceis de manusear podem ser usadas na indústria, comércio e residência.

telha-fiberglass-colorida-telhado-construcao-casa-translucida-transparente-pedreirao

Telha Cerâmica Fotovoltaica

Tecnologia nova que está sendo empregada nos países fora do Brasil, que substitui os painéis solares convencionais.

Buscando não prejudicar a estética dos telhados convencionais, as Telhas Fotovoltaicas são feitas de cerâmica normal, porém são embutidas quatro células fotovoltaicas. A fiação segue embaixo do telhado diretamente para o conversor, podendo chegar a ter a eficiência de 3kw de energia em 40m² de área de telhado.

Telha Gravilhada

A telha gravilhada também é uma nova tendência no Brasil. Constituída por telhas metálicas revestidas com uma camada de Gravilha de Rocha Moída, com tratamento cerâmico. Sendo mais leves, resistentes a ventos fortes, choques térmicos, geadas, granizo, neve e ao fogo. São fáceis de ser instaladas, e proporcionam um grande conforto térmico.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu quais sãos os principais tipos de telhas mais utilizados no mercado e suas características mais relevantes quanto a material, dimensões e desempenho.

Viu também o quanto é importante pensar o telhado junto com o projeto de arquitetura. Agora você vai poder especificar ou projetar um telhado mais adequado para suas obras.

Relembre os tipos de telha que você aprendeu neste artigo

  • Telha Cerâmica (barro)
  • Telha de Concreto
  • Telha de Fibrocimento
  • Telha de Vidro
  • Telha Metálica Galvanizada
  • Telha Metálica Galvalume
  • Telha Termoacústica (sanduíche)
  • Telha Ecológica
  • Telhas de Policarbonato
  • Telha Calhetão
  • Telhas Translúcidas de Polipropileno
  • Telhas Translúcidas
  • Telha Cerâmica Fotovoltaica
  • Telha Gravilhada

Na instalação siga sempre as recomendações do fabricante.

Gostou desse artigo? Deixe um comentário abaixo!

Sucesso na sua obra.

Normas Técnicas de Referência

NBR 15575-5:2013 – Edificações habitacionais — Desempenho – Requisitos para os sistemas de coberturas

NBR 15310:2009 Componentes cerâmicos – Telhas – Terminologia, requisitos e métodos de ensaio

NBR 13858-1:1997  Telhas de concreto Parte 1: Projeto e execução de telhados

NBR 7581-1:2014 Telha ondulada de fibrocimento Parte 1: Classificação e requisitos

NBR 14513:2008 – Telhas de aço revestido de seção ondulada – Requisitos

NBR 14514:2008 – Telhas de aço revestido de seção trapezoidal – Requisitos

 

Um Abraço!
Pedreirão.
[100% gratuito]
[100% gratuito]