Receba GRÁTIS conteúdo do Pedreirão no seu email!

Tipos de Portas, Passo a Passo!

Por:Fabrício Rossi

As portas também possuem várias maneiras de aberturas para atender diferentes ambientes. Por isso, a escolha da porta certa é fundamental.

As portas tem a função de fazer a conexão entre os ambientes da casa e entre a casa e a rua, trazendo privacidade. As portas de entrada de uma casa podem anunciam o estilo da sua casa e vão causar a primeira impressão nos amigos que vão visitar a sua casa.

Vale a pena escolher com bastante cuidado e critério a porta de entrada. Elas também devem ser feitas de material que garanta a segurança. No Brasil temos muitos assaltos a residências, não podemos deixar o quesito segurança de lado.

Tipos de portas

Os materiais das portas podem ser a madeira, alumínio, aço, PVC, o vidro ou uma mistura desses materiais. As portas internas de uma casa são conhecidas como portas prancheta, que podem ser semi-ocas ou colmeia.

Dimensões das portas

60cm x 210cm – portas de banheiros, despensas e cômodos de curta permanência;

70cm x 210cm – portas de quartos, suítes e outros cômodos internos;

80cm x 210cm – portas de entrada de casas e apartamentos, portas de cozinha e área de serviço (para entrar e sair com eletrodomésticos, como geladeiras, freezers, fogões, máquinas de lavar, etc);

90cm x 210cm – portões de entrada de pessoas e, as vezes, porta de entrada da casa, quando se quer uma porta mais imponente.

Macete 01: Para o acesso de cadeirantes (cadeira de rodas) a porta mínima é de 80cm x 210cm.

Macete 02: Também há no mercado uma variante de dimensões de portas com 62cm, 72cm, 82cm e 92cm de largura. A altura padrão das portas é sempre 210cm.

Normas Técnicas de Referência

ABNT NBR 15930-1:2011 Portas de madeira para edificações Parte 1: Terminologia e simbologia

ABNT NBR 15930-2:2011 Portas de madeira para edificações Parte 2: Requisitos

NBR 15575-4:2013 – Edificações habitacionais — Desempenho – Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas — SVVIE

 

Um Abraço!
Pedreirão.
[100% gratuito]
[100% gratuito]