Receba GRÁTIS conteúdo do Pedreirão no seu email!

Tipos de Paredes, Passo a Passo! [inclusive divisórias]

Por:Fabrício Rossi

Nesse artigo vou direto ao assunto para você conhecer os tipos de fechamentos que podem ser feitos em uma obra ou reforma!

Alvenaria de Vedação

alvenaria parede pedreiro pedreirao

São paredes em tijolos cerâmicos ou blocos de concreto que tem a função apenas de dividir os cômodos de uma edificação. Não possuem nenhuma função estrutural.

Macete 01: Por exemplo, em prédios com estrutura de concreto armado no sistema pilar-viga-laje, as paredes tem a função apenas de vedação.

Macete 02: Blocos celulares autoclavados (mais leves) e tijolos maciços também são para alvenaria de vedação.

Alvenaria Estrutural

alvenaria estrutural

São paredes que além da função de dividir os cômodos, tem a função estrutural! São as próprias paredes que fazem a distribuição das cargas da estrutura.  Paredes em alvenaria estrutural podem ser em tijolos cerâmicos estruturais ou blocos de concreto estruturais.

Macete 03: Um projeto de uma edificação em alvenaria estrutural tem todas as suas paredes paginadas indicando qual o tipo de bloco é usado, como é a amarração do encontro de paredes, onde são utilizados os meio-blocos, onde passam as tubulações e eletrodutos (instalações elétricas e hidrossanitárias), etc.

Macete 04: Tijolos ou blocos comuns não podem ser utilizados em alvenaria estrutural.

Parede Drywall

parede-drywall-construcao-reforma-pedreirao

As paredes em drywall são paredes em placas de gesso acartonado (drywall) instaladas sobre uma estrutura de perfis metálicos galvanizados. É indicada exclusivamente para ambientes internos. O isolamento entre as placas pode ser em lã de vidro ou lã de rocha.

Macete 05: Existem 03 tipos de placas de drywall: ST (standard) indicada para ambientes secos, RU (resistente a umidade) indicada para ambientes molhados como cozinhas, banheiros e áreas de serviços e a RF (resistente a fogo) indicada para ambientes que precisam seguir norma específica de tempo de resistência ao fogo.

Parede Wood Frame

parede-wood-frame-casa-construcao-pedreirao

A parede em Wood Frame é o mesmo tipo de construção do Drywall, mas com painéis em chapas OSB e estrutura com montantes de madeira tratada. O isolamento entre as placas pode ser em lã de vidro ou lã de rocha.

Divisória em Vidro

divisoria-vidro-escritorio-reforma-pedreirao

As divisórias em vidro trazem mais requinte e elegância para ambientes corporativos. São em vidro duplo com estrutura mista em aço e alumínio. Muitos optam pela persiana no interior da divisória para conferir privacidade aos ambientes.

Divisória Naval

parede-divisoria-naval-escritorio-reforma-pedreirao

A parede em divisória é muito utilizada em escritórios, empresas e outros ambientes corporativos, porque permitem flexibilidade e modulação no layout dos ambientes e proporcionam maior área líquida devido sua fina espessura (35mm). Constituído por um sistema de encaixe entre painéis modulares e perfis em aço galvanizado em várias opções de cores e texturas. As paredes podem ser mistas com fechamentos em vidro para permitir ambientes mais abertos, leves e harmônicos.

Parede Placas Cimentícias

parede-placa-cimenticia-pedreirao

As paredes em placas cimentícias são indicadas para ambientes internos e externos, instaladas em estrutura de perfis metálicos galvanizados. É o mesmo tipo de perfil das paredes em Drywall. O isolamento entre as placas pode ser em lã de vidro ou lã de rocha.

Macete 06: Esse tipo de parede tem seus próprios parafusos e massa para rejunte de placas. Siga as orientações do fabricante.

Se você vai construir ou reformar em 2015 e esse artigo foi importante para você, cadastre-se grátis para receber conteúdo exclusivo no email!

pedreirao-saiba-primeiro

 

Normas Técnicas de Referência

NBR 15758-1:2009 – Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall – Projeto e procedimentos executivos para montagem – Requisitos para sistemas usados como

NBR 6136:2014, versão corrigida 2014 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Requisitos

NBR 7170:1983 – Tijolo maciço cerâmico para alvenaria

NBR 8545:1984 – Execução de alvenaria sem função estrutural de tijolos e blocos cerâmicos – Procedimento

NBR 15961-1:2011 – Alvenaria estrutural — Blocos de concreto – Projeto

NBR 15812-1:2010 – Alvenaria estrutural — Blocos cerâmicos – Projetos

 

Um Abraço!
Pedreirão.
[100% gratuito]
[100% gratuito]