Receba GRÁTIS conteúdo do Pedreirão no seu email!

Tipos de Paredes, Passo a Passo! [inclusive divisórias]

Por: Fabrício Rossi

A construção das paredes é uma das etapas mais conhecidas de uma obra (e uma das mais importantes) porque as paredes são responsáveis por dividir e organizar os ambientes, proteger a parte interna da edificação contra as intempéries e promovem o isolamento acústico e térmico.  Quando se fala em paredes as pessoas sempre pensam em “alvenaria de tijolos”, mas existem muitos materiais e técnicas para a construção de paredes de uma obra que vale a pena você conhecer, por exemplo as paredes em drywall e a placa cimentícia.

Leia este artigo até o final para aprender passo a passo cada uma delas.

Conhecer os tipos de Paredes utilizadas nas construções é fundamental para você fazer a melhor escolha em sua obra levando em consideração as melhores características para a sua obra:

  • Otimização do tempo de execução de obra;
  • Custo / Benefício;
  • Melhor isolamento acústico e térmico;
  • Requinte e elegância para os ambientes;
  • Modulação no layout dos ambientes.

Alvenaria de Vedação

alvenaria parede pedreiro pedreirao

São paredes em tijolos cerâmicos ou blocos de concreto que tem a função apenas de dividir os cômodos de uma edificação. Não possuem nenhuma função estrutural.

Macete 01: Por exemplo, em prédios com estrutura de concreto armado no sistema pilar-viga-laje, as paredes tem a função apenas de vedação.

Macete 02: Blocos celulares autoclavados (mais leves) e tijolos maciços também são para alvenaria de vedação.

Alvenaria Estrutural

alvenaria estrutural

São paredes que além da função de dividir os cômodos, tem a função estrutural! São as próprias paredes que fazem a distribuição das cargas da estrutura.  Paredes em alvenaria estrutural podem ser em tijolos cerâmicos estruturais ou blocos de concreto estruturais.

Macete 03: Um projeto de uma edificação em alvenaria estrutural tem todas as suas paredes paginadas indicando qual o tipo de bloco é usado, como é a amarração do encontro de paredes, onde são utilizados os meio-blocos, onde passam as tubulações e eletrodutos (instalações elétricas e hidrossanitárias), etc.

Macete 04: Tijolos ou blocos comuns não podem ser utilizados em alvenaria estrutural.

Parede Drywall

parede-drywall-construcao-reforma-pedreirao

As paredes em drywall são paredes em placas de gesso acartonado (drywall) instaladas sobre uma estrutura de perfis metálicos galvanizados. É indicada exclusivamente para ambientes internos. O isolamento entre as placas pode ser em lã de vidro ou lã de rocha.

Macete 05: Existem 03 tipos de placas de drywall: ST (standard) indicada para ambientes secos, RU (resistente a umidade) indicada para ambientes molhados como cozinhas, banheiros e áreas de serviços e a RF (resistente a fogo) indicada para ambientes que precisam seguir norma específica de tempo de resistência ao fogo.

Parede Wood Frame

parede-wood-frame-casa-construcao-pedreirao

A parede em Wood Frame é o mesmo tipo de construção do Drywall, mas com painéis em chapas OSB e estrutura com montantes de madeira tratada. O isolamento entre as placas pode ser em lã de vidro ou lã de rocha.

Divisória em Vidro

divisoria-vidro-escritorio-reforma-pedreirao

As divisórias em vidro trazem mais requinte e elegância para ambientes corporativos. São em vidro duplo com estrutura mista em aço e alumínio. Muitos optam pela persiana no interior da divisória para conferir privacidade aos ambientes.

Divisória Naval

parede-divisoria-naval-escritorio-reforma-pedreirao

A parede em divisória é muito utilizada em escritórios, empresas e outros ambientes corporativos, porque permitem flexibilidade e modulação no layout dos ambientes e proporcionam maior área líquida devido sua fina espessura (35mm). Constituído por um sistema de encaixe entre painéis modulares e perfis em aço galvanizado em várias opções de cores e texturas. As paredes podem ser mistas com fechamentos em vidro para permitir ambientes mais abertos, leves e harmônicos.

Parede Placas Cimentícias

parede-placa-cimenticia-pedreirao

As paredes em placas cimentícias são indicadas para ambientes internos e externos, instaladas em estrutura de perfis metálicos galvanizados. É o mesmo tipo de perfil das paredes em Drywall. O isolamento entre as placas pode ser em lã de vidro ou lã de rocha.

Macete 06: Esse tipo de parede tem seus próprios parafusos e massa para rejunte de placas. Siga as orientações do fabricante.

Para você Engenheiro Civil, Arquiteto, ou Estudante o eBook Etapas e Sequência de uma Obra é ideal!

Ele vai te ajudar a:

  • Conhecer as etapas de obra
  • Saber quais são os serviços dentro de cada etapa
  • Entender a sequência de uma construção
  • Auxiliar no planejamento da obra

Com tudo isso, você vai se sentir mais confiante para encarar essa jornada de construir (que não é fácil).

Baixe agora o seu Guia Completo 100% ilustrado!

Sucesso na sua obra!

Normas Técnicas de Referência

NBR 15758-1:2009 – Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall – Projeto e procedimentos executivos para montagem – Requisitos para sistemas usados como

NBR 6136:2014, versão corrigida 2014 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Requisitos

NBR 7170:1983 – Tijolo maciço cerâmico para alvenaria

NBR 8545:1984 – Execução de alvenaria sem função estrutural de tijolos e blocos cerâmicos – Procedimento

NBR 15961-1:2011 – Alvenaria estrutural — Blocos de concreto – Projeto

NBR 15812-1:2010 – Alvenaria estrutural — Blocos cerâmicos – Projetos

 

Um Abraço!
Pedreirão.
[100% gratuito]
[100% gratuito]