Receba GRÁTIS conteúdo do Pedreirão no seu email!

Tipos de Janelas, Passo a Passo!

Por:Fabrício Rossi

Há vários tipos de janelas quanto a sua abertura. A correta escolha do tipo de abertura da janela faz bastante diferença na ventilação e iluminação do ambiente.

As janelas devem ser dimensionadas para garantir uma quantidade mínima de iluminação natural para que o ambiente não precise de luz artificial e, também, de ventilação.

Macete 01: A legislação vigente que define a dimensão mínima para as janelas é o Código de Obras de cada município. Entretanto, adotando apenas o que dizem essas legislações, as vezes, não se utiliza o máximo da iluminação natural disponível.

Profissionais habilitados, como engenheiros e arquitetos ligados ao conforto térmico são os responsáveis por conseguir extrair o máximo da luz natural e da ventilação, tudo isso gera economia de energia elétrica e ar condicionado.

Tipos de Janelas – quanto a sua abertura

Materiais das Janelas

Quanto aos materiais, as janelas podem ser de aço, alumínio, madeira, vidro temperado, PVC ou uma mistura entre esses materiais, por exemplo, uma janela de vidro com a moldura de madeira.

Macete 01: As esquadrias devem atender aos requisitos da nova Norma de Desempenho (ABNT NBR 15.575 ; 2013 Edificações Habitacionais – Desempenho) que institui nível de desempenho mínimo ao longo de uma vida útil para os elementos principais, como estrutura, vedações, instalações elétricas e hidrossanitárias, pisos, fachada e cobertura de toda e qualquer edificação habitacional.

Normas Técnicas de Referência

NBR 10821-1:2011 – Esquadrias externas para edificações – Terminologia

NBR 10821-2:2011 – Esquadrias externas para edificações – Requisitos e classificação

NBR 15575-4:2013 – Edificações habitacionais — Desempenho – Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas — SVVIE

 

Um Abraço!
Pedreirão.
[100% gratuito]
[100% gratuito]