Fique Atualizado! Receba grátis as atualizações do Pedreirão.

Tipos de Escadas para Casas, Passo a Passo!

Por:Fabrício Rossi

Qual a escada mais indicada para você que vai construir ou reformar?

As escadas mais comuns para casas são a “escada em U”, a “escada em L” e a “escada reta”. Cada uma delas tem uma característica especial na composição do ambiente, vejam no banner abaixo as três escadas:

Escada em U

Esse é um tipo de escada que ocupa maior área do ambiente e pode ser projetada na divisa com uma parede ou no meio da casa dividindo dois ambientes, como sala de jantar e sala de estar, ou sala de jantar e sala de TV. Essa é a característica mais interessante dessa escada!

Macete 01: Escolha muito bem os materiais de acabamento da escada U que divide ambientes. Ela deve fazer parte da composição da decoração dos dois. Se ela se destacar toda a decoração se destaca, mas se for o contrário, por mais que sua decoração seja  elegante o que vai destacar será falta de beleza da escada.

a-casa-dos-sonhos-assista-ao-video-650x90px

Agora, veja uma imagem em tamanho grande da planta e elevação dessa escada. Os projetos tem cotas (dimensões) para que vocês observem o quanto as escadas ocupam de espaço.

Lembrem-se que a largura mínima indicada de uma escada para uma casa é de 80cm, nesse exemplo a largura é de 100cm (1 metro).

escada u pedreirao

Para o exemplo temos um desnível de 288cm (laje a laje) para ser vencido.

escada u corte pedreirao

Escada em L

Escada em L nos traz a sensação que deve ficar no canto, o que não é verdade. Os projetistas tem fantásticos projetos com escadas em L no meio de ambiente.

Mesmo tendo que ficar no canto de paredes, nem por isso ela deixa de ser uma escada bonita, ainda mais quando a sala tem um pé-direito duplo e a escada chega em um mezanino no pavimento superior.

Em residências com menor espaço, como casas geminadas de dois pavimentos (sobrados) as escadas em L também são muito utilizadas para ganhar espaço.

Macete 02: O espaço embaixo do segundo lance da escada pode invadir o espaço de algum banheiro, lavado ou área de serviço.

Escada L pedreirao

 

Essa é uma escada em L simétrica, ou seja, a escada está dividida ao meio, cada parte do L tem o mesmo tamanho. Entretanto esse formato pode variar. O primeiro lance pode ser mais curto e o segundo lance mais comprido,  ou vice-versa, vai depender do seu projeto e do espaço disponível.
Escada L corte pedreirao

Escada Reta

A escada reta é a que ocupa menor área do ambiente. É indicada para salas muito estreitas, em formato retangular.

Macete 03: O espaço embaixo desse tipo de escada pode ser muito bem aproveitado para colocar um móvel, um bar, ou aproveitar para fechar esse espaço com armários.

escada reta pedreirao

 

Para o uso no dia-a-dia esse tipo de escada é o que demanda maior esforço dos moradores porque não tem patamar intermediário de descanso.

No exemplo temos novamente um desnível de 288cm (laje a laje) para ser vencido. O piso é de 28cm e o espelho de 18cm. Veja a elevação:

escada reta corte pedreirao

Materiais das Escadas

O acabamento das escadas tem que ser surpreendente e pode ser feito com vários materiais. Os mais comuns são o concreto, o aço,  as madeiras e as pedras. No guarda corpo também utiliza-se os vidros temperados, tubos de aço e tubos inox.

Uma boa combinação dos elementos deixa a escada mais leve, bonita e em harmonia com o ambiente. O resultado disso tudo é a sua casa ainda mais incrível.

Para que a escada seja confortável ela deve ser bem calculada e dimensionada. Veja nesse link como fazer isso, clique aqui!

Abraço a Todos!
Pedreirão.
[100% gratuito]
[100% gratuito]