Fique Atualizado! Receba grátis as atualizações do Pedreirão.

Tipos de Chapas de Madeirites, Passo a Passo!

Por:fabricio

Amigos, o serviço de formas nas obras consome muita madeira. A principal delas são as chapas de madeirite.

Os madeirites são vendidos em chapas de 110,0cm X 220,0cm nas espessuras de: 6,0mm – 10,0mm – 12,0mm – 14,0mm – 18,0mm – 20,0mm.

As chapas de madeirite são de 04 tipos:

1. Madeirite Chapa Resinada Cola Branca

Sua chapa é formada por camadas e sobrepostas e prensadas com cola branca. É menos resistente a umidade e tem um menor número de reutilização das formas.

 2. Madeirite Chapa Resinada Cola Fenólica

Sua chapa é formada por camadas sobrepostas e prensadas com uma cola preta, mais promove mais resistencia que a cola branca, chamada cola fenólica. Tem média resistência a umidade.

 3. Madeirite Chapa Plastificada

Sua chapa é formada por camadas sobrepostas, prensadas com cola preta e com uma película (chamada de filme ou Tergofilme) que forma um acabamento “aparente” liso e aparentemente impermeável. Essa chapa suporta mais a umidade e confere um melhor acabamento ao concreto. Indicada para concreto aparente. O madeirite plastificado também tem maior número de reutilizações de formas.

 4. Chapa OSB

Sua chapa é formada por três camadas com tiras de madeira prensadas com resina de MUPF (uréia, formol, melanina, resina fenólica), alinhados em escamas, de acordo com a EN300 OSB (Norma Européia). OSB é um termo em inglês para Oriented Strand Board. É ideal para a montagem de canteiro de obras, forros, pisos, tapumes de obras. O OSB é feito de madeira reflorestada de crescimento rápido, como eucalípto.

Macete 01: Os madeirites para formas são utilizados mais de uma vez. O cuidado no manuseio dos painéis, evitar de deixá-los expostos ao sol forte ou a chuva é que vão influenciar no número de reutilizações. O número de reutilizações reflete diretamente nos custos de construção.

Macete 02: cobre do mestre-de-obras e do encarregado de carpintaria a reutilização de painéis e madeiras em geral, os carpinteiros adoram cortar madeira nova.

Normas Técnicas de Referência

NBR 15696:2009 – Fôrmas e escoramentos para estruturas de concreto – Projeto, dimensionamento e procedimentos executivos

NBR 6118:2014, versão corrigida 2014 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento

NBR ISO 2074:2012 – Madeira compensada – Vocabulário

 

Abraço a todos!
Pedreirão.

 

Abraço a Todos!
Pedreirão.
  • Dirceu Zigante

    Pedreirão,
    Obrigado pelas informações de Madeirites, foi a melhor explicação que já tive. Pois muita gente vende , mas, não sabem explicar esses detelhes. Parabéns pelo site. Um abraço

  • laercio bublitz

    gostaria de saber o preço e as medidas da chapa de madeirite
    fenólica com 18mm