Fique Atualizado! Receba grátis as atualizações do Pedreirão.

Tipos de Bancadas para Cozinhas e Banheiros, Passo a Passo!

Por:Fabrício Rossi

As bancadas de cozinha e banheiro quando bem escolhidas podem trazer charme e beleza a esses ambientes.

Atualmente está disponível no mercado bancadas de vários modelos, tamanhos, cores e materiais. Fazendo uma boa combinação desses elementos você conseguirá uma linda bancada para seu ambiente.

As bancadas podem ser de 03 tipos, de acordo com a posição do bojo:

Bancada de sobrepor

Quando o bojo fica sobre a bancada.

Bancada de  embutir

Quando o bojo fica embutido na bancada.

Macete 01: os bojos embutidos são colados nas bancadas com massa plástica.

Bancada semi-embutir

Quando o bojo fica meio a meio, nem totalmente sobrepondo a bancada, mas também não está embutido.

Além disso, a bancada é composta de vários elementos além de sua base e bojo, veja:

Elementos de uma Bancada

Roda-bancada ou Roda-banca: é a peça de acabamento por cima da bancada, colada na parede. É responsável por dar o acabamento entre a bancada e a parede e, também tem a função de ajudar a fixar e travar a bancada.

Testeira de bancada: é a parte da frente da bancada responsável por dar o acabamento e trazer requinte para a bancada e, quando não há armário embaixo da bancada esconder o sifão da torneira.

Ressalto: quando a bancada bem comprida e há um ressalto na parte mais distante do bojo. Ou seja, a região da bancada próximo ao bojo é rebaixada em relação ao restante da bancada para evitar que a água escorra por toda a bancada.

 

Os materiais para bancadas de cozinha e banheiro

Esses são os mais comuns no mercado:

  • Mármore: Boa resistência, mas podem manchar. Os tons brancos são os mais procurados;
  • Granito: Ótima resistência e durabilidade, resistente a manchas e bom custo-beneficio. Os mais procurados são o Preto Absoluto e Preto São Gabriel, além do Cinza Andorinha;
  • Aço inox: Muito utilizado em cozinhas industriais. Possuem resistência, durabilidade e são de fácil limpeza. Também está em uso em residências. Tem um custo considerável.
  • Madeira: Tem menos resistência a umidade. Prefira as medeiras mais nobres que tem maior durabilidade;
  • Vidro: Menos comuns no Brasil, mas podem ser conjugadas com madeira ou com vários tipos de vidros e cores;
  • Corian: Resistente a manchas e arranhões, de emendas imperceptíveis A cuba pode ser feita do mesmo material ou de aço inox. Alto custo;
  • Silestone: É um composto de quartzo com textura que imitam as pedras. Também tem alto custo.
  • Bancadas prontas com armário: são bancadas prontas para instalar. Tem bom custo benefício. Se optar por uma dessas procure combinar com toda a sua cozinha ou banheiro.

Instalação das bancadas

As bancadas são fáceis de instalar, mas deve-se ser feito com bastante atenção e cuidado porque as bancadas recebem muito peso sobre elas. Em casa as pessoas colocam compras sobre as bancadas, panelas, bebidas, além de sentar e debruçar sobre elas.

As bancadas são instaladas a uma altura de 85cm ou 90cm, tanto das de cozinha como de banheiro. São fixadas com o auxílio de mãos-francesas feitas em cantoneiras metálica, chumbadas ou aparafusadas nas paredes. As mãos-francesas que são responsáveis por suportar as bancadas.

Macete 02: Se a mão-francesa for parafusada, utilize no mínimo parafuso S10 com bucha.

Macete 03: As bancadas podem ser instaladas sobre o azulejo das paredes. Não é necessário retirar os azulejos para assentar as bancadas. Mas é importante que se faça a vedação com silicone do topo da roda-bancada.

Após instalar as mãos-francesas, posicione a bancada sobre elas, colando com massa plástica. Em seguida, instale as roda-bancas, também com massa plástica. A roda-bancada que é responsável por travar a bancada sobre as mãos-francesas (principalmente quando uma pessoa debruça sobre a bancada).

Para finalizar instale a testeira, caso ainda não tenha instalado, também com massa plástica, rejunte a emenda da bancada com a roda-bancada com silicone, finalize as ligações hidráulicas e instale a torneira. Sua bancada está pronta pra o uso!

Macete 04: os blocos ou tijolos onde são instaladas as bancadas devem ser maciços, ou blocos “cheios” (de concreto). Não faça sobre tijolos ou blocos furados porque, com o passar do tempo, elas vão se soltar, cair e quebrar.

Abraço a Todos!
Pedreirão.
[100% gratuito]
[100% gratuito]