Fique Atualizado! Receba grátis as atualizações do Pedreirão.

Telhas Cerâmicas: Tipos e Características, Passo a Passo!

16 de junho de 2012

Amigos, as telhas cerâmicas foram uma das primeiras formas de cobertura no nosso país e, até hoje, são muito utilizadas. São famosas e conhecidas popularmente por “telhas coloniais”.

Os telhados cerâmicos proporcionam conforto térmico e beleza a casa. As características das telhas que vou abordar abaixo são aproximadas, porque a telha de cada fabricante possui algumas características e recomendações de aplicação próprias, por isso, verifique e siga sempre as instruções do fabricante.

Macete 01: Quanto mais inclinado for o telhado, maior a quantidade de madeira será gasta no engradamento (estrutura) do telhado!

Telhas Ceramicas Tipos Telhado

Veja agora quais são os tipos de telhas cerâmicas:

Telha Americana

Necessitam inclinação mínima de 30%, tamanho aproximado de 43cm, consumo médio de 16 un/m2, peso de 36 kg/m2. Geralmente são encontradas nas cores vermelha, branca e mesclada (vermelha e branca). Capa e bica são separadas.

 

Telha Colonial

Necessitam de inclinação mínima de 30%, tamanho aproximado de 48cm, consumo médio de 24 un/m2, peso de 57,6 kg/m2 . A capa e bica são separadas. São encontradas nas cores vermelha, branca e mesclada (vermelha e branca).

 

Telha Italiana

Necessitam de inclinação mínima de 30%, tamanho aproximado de 41cm, consumo médio de 14 un/m2, peso de 38,50 kg/m2. É uma única folha de capa e bica.

 

Telha Romana

Necessitam de inclinação mínima de 30%, tamanho aproximado de 40cm, consumo médio de 16 un/m2, peso de 38,40kg/m2. É uma única folha de capa e bica.

 

Telha Portuguesa

Necessitam inclinação mínima de 30%, tamanho aproximado de 41cm, consumo médio de 17 un/m2, peso de 40,8 kg/m2. É uma única folha de capa e bica.

 

Telha Francesa

São telhas praticamente planas, sem a formatação capa e bica, por isso exigem inclinação maior (por volta de 36%), tem tamanho aproximado de 41cm, consumo médio de 16un/m2, peso de 43,2kg/m2.

 

Conclusão

Faça um estudo para escolher qual o tipo ideal de telha cerâmica para colocar no telhado da sua edificação. Leve sempre em consideração custo, mão-de-obra, beleza e valorização da arquitetura.

Macete 02: Faça a comparação de preços dos tipos de telha pelo consumo por metro quadrado (un/m2) e não por milheiro!

Baixe Grátis os Tipos de Telhas e suas Características [Guia em PDF]

Conheça as inclinações mínimas de cada tipo de telha, as principais características em um guia 100% ilustrado.

tipos-telhas-telhado-guia-completo-passo-passo-pedreiro-pedreirao 1

Normas Técnicas de Referência

NBR 15575-5:2013 – Edificações habitacionais — Desempenho – Requisitos para os sistemas de coberturas

NBR 15310:2009 Componentes cerâmicos – Telhas – Terminologia, requisitos e métodos de ensaio

Abraço a todos!
Pedreirão.