Receba GRÁTIS conteúdo do Pedreirão no seu email!

Sistema de Qualidade: O Papel da Equipe de Produção da Obra

Por: Fabrício Rossi

Na implantação de Sistema de Qualidade – PBQP-H e ISO 9001 a equipe de produção da obra tem um papel fundamental na auditoria de certificação ou re-certificação.

Geralmente essa equipe é resistente aos processos e procedimentos da qualidade, são focados apenas na rotina de produção. Assim é necessário fazer um trabalho de conscientização e treinamento da importância da certificação de qualidade para a obra e para a empresa, além do papel deles nessas rotinas.

Abaixo há os slides de um treinamento das perguntas que o auditor pode fazer durante a auditoria para saber o nível de conhecimento dos encarregados, inclusive encarregado geral ou mestre-de-obras. Esse apresentação é um treinamento rápido, objetivo e ilustrativo das competências que a equipe de campo deve saber para que o sistema de qualidade esteja implantado na produção da obra.

1. Uma visão geral do Sistema de Qualidade

Qualidade iso pbqph 1

 2. As competências dos encarregados no Sistema da Qualidade

Qualidade iso pbqph 2

 

3. A Política da Qualidade

Qualidade iso pbqph 3

4. Os Controles de Qualidade

Qualidade iso pbqph 4

 

 

Qualidade iso pbqph 5

5. Os Projetos Liberados para a Construção

Qualidade iso pbqph 6

6. A Segurança no Trabalho

Qualidade iso pbqph 7

7. Recebimento e Armazenamento de Materiais

Qualidade iso pbqph 8

8. Reuniões Semanais

Qualidade iso pbqph 9

Essas são todas as competências que devem estar implantadas com os encarregados nas frentes de serviço e eles devem saber dessas rotinas para que o auditor verifique que o sistema de qualidade está implantado e não tenham “não-conformidades”.

 

Um Abraço!
Pedreirão.
[100% gratuito]
[100% gratuito]