Receba GRÁTIS conteúdo do Pedreirão no seu email!

Reboco Projetado, Passo a Passo! [com Vídeo]

Por:Fabrício Rossi

O reboco projetado tem ganhado espaço nas obras devido a produtividade e consequente redução de tempo.A execução é simples e uma pequena equipe bem treinada executa uma grande quantidade de reboco de parede por dia. Para esse tipo de reboco uma dica poderosa é utilizar a argamassa pronta para reboco. Com essa argamassa, é necessário apenas rasgar os sacos sobre o silo de máquina, que mistura a água no misturador. Em seguida, é projetada pelo bico de projeção.

Macete 01: As paredes devem ser mestradas (taliscadas) da mesma maneira que no reboco convencional para que elas sejam sarrafeadas.

Vejam abaixo a sequência de execução:

Reboco Projetado Alvenaria

As vantagens do Reboco Projetado

  1. Padronização e uniformidade do reboco;
  2. Produtividade;
  3. Menos mão-de-obra;
  4. Redução do prazo da etapa de reboco;
  5. Economia de material.

Produtividade

Muitos empreiteiros proprietários de máquinas falam em uma produtividade de até 200m2 por dia (por máquina, é claro). Mas alcançar essa produtividade é para fachadas com poucos detalhes e aberturas. Na média sua produtividade vai ser em torno de 120m2 por dia, devido a necessidade de acabamento, recortes de parede, aberturas e a disponibilidade de material junto ao equipamento.

Macete 02: Mantenha um estoque de argamassa próximo ao equipamento para evitar horas paradas. Outro macete que vai te trazer bons resultados é aproveitar o dia anterior para colocar a argamassa na frente de serviço! (claro, se sua obra não tiver problemas com roubos)

Normas Técnicas de Referência

NBR 7200:1998 – Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Procedimento

 

Um Abraço!
Pedreirão.
[100% gratuito]
[100% gratuito]