Fique Atualizado! Receba grátis as atualizações do Pedreirão.

Pintura em Airless, Passo a Passo!

Por:Fabrício Rossi

Pintura Airless é um método de pintura por pulverização de tinta, sem necessidade de utilização de ar.

Os equipamentos de pintura Airless elétricos, geram uma alta pressão (500psi à 3.000psi) fazendo o produto passar através de pequeno e preciso orifício difusor na saída da pistola chamado bico pulverizador, proporcionando alta economia de material, aproximadamente 20% à 30%.

Vantagens do Airless

Nesse sistema obtêm-se uma melhor distribuição de massa/tinta e possibilidades de aplicar camadas mais espessas por demão. Além disso, há uma redução substancial do desperdício, permitindo aplicações mais rápidas, para qualquer tipo de pintura em casas e apartamentos.

Os equipamentos de pintura Airless elétricos, são de grande valor como pulverizadores de materiais para pintura ( massa corrida e tintas) principalmente na construção civil pela facilidade de transporte e manuseio.

Aplicação

A sistema de pintura Airless é indicado para pinturas internas e externas de edificações e áreas industriais.Há máquinas que apenas aplicam a tinta acrílica e seladoras, outras máquinas mais potentes que também aplicam massa corrida.

Macete 01: A mão de obra deve ser especializada pois trata-se de um equipamento de alto apuro técnico e grande velocidade de aplicação. Para perfeito desempenho com máxima produtividade, basta um operador (profissional) e um ajudante (servente) para fazer a alimentação e a movimentação da maquina.

 Normas Técnicas de Referência

ABNT NBR 13245:2011 Tintas para construção civil — Execução de pinturas em edificações não industriais — Preparação de superfície

NBR 12554:2013 Tintas para edificações não industriais — Terminologia

NBR 15348:2006 Tintas para construção civil – Massa niveladora monocomponentes à base de dispersão aquosa para alvenaria – Requisitos

 

Abraço a Todos!
Pedreirão.
[100% gratuito]
[100% gratuito]