Receba GRÁTIS conteúdo do Pedreirão no seu email!

Os 4 Conhecimentos Fundamentais de um Pedreiro!

Por: Fabrício Rossi

Todo bom Pedreiro tem que conhecer com excelência essas que chamo de “As 04 operações fundamentais de um pedreiro”.

Toda obra ou reforma exige diariamente esses conhecimentos. São eles:

Nível

alinhamento-prumo-nivel-alvenaria-pedreiro-pedreirao

Nível é a verificação se os elementos estão alinhados horizontalmente. São utilizados os níveis com bolha de água porque a água os fluidos são os únicos elementos que garantem a verificação imediata do nível. Atualmente os níveis em bolha estão sendo substituídos pelos níveis a laser autonivelantes.

Uma referência de nível também pode ser transportada para outro ponto da obra com o uso de “mangueiras de nível” ou “nível a laser”, formando um “plano horizontal”.

Na prática, é normal em uma obra transportar uma referência de nível (marca) é estabelecida a 1,0 metro do nível do piso e transportada para as paredes de todos os cômodos. É através desse nivelamento que marcamos as alturas da alvenaria, dos vãos de janelas e portas, do pé direito das alturas do piso e contrapiso.

Macete 01: O nível é muito utilizado no serviço de alvenarias, instalação de bancadas, telhados, pisos, pisos industriais, assentamento de pedras em platibandas e vários outros serviços em uma obra, por isso o pedreiro deve dominar muito bem o conhecimento de nível.

Prumo (ou prumada)

alinhamento-prumo-nivel-alvenaria-pedreiro--obra-pedreirao

O Prumo é a verificação se os elementos estão no mesmo alinhamento vertical. Muito utilizado para verificação de alvenarias de tijolos cerâmicos ou blocos, marcação das mestras de reboco (taliscas).

Macete 02: Para materializar um ponto de centro de um elemento de fundação (blocos, estacas, sapatas), utilizamos o “Prumo de Centro”. Esses elementos também podem ser marcados pela equipe de topografia da obra.

Alinhamento

alinhamento-prumo-alvenaria-pedreiro-pedreirao

Linha que direciona o assentamento de tijolos (ou blocos) na mesma direção.

Apesar do exemplo de alvenaria, o alinhamento é utilizado para qualquer serviço que deseja que os elementos sigam o mesmo alinhamento.

Macete 03: O alinhamento pode ser feito com a utilização da linha de pedreiro (mais comum) ou com o uso de níveis a laser.

Esquadro

alinhamento-prumo-nivel-alvenaria-pedreiro-construcao-obra-pedreirao

O esquadro é a marcação das mudanças de direção de alvenaria em ângulos de 90°, 45° ou 30° (ângulos mais comuns noventa graus). É utilizado no locação da obra, na marcação das alvenarias e nos revestimentos de paredes, etc.

Macete 04: A ferramenta empregada nesta operação é o esquadro de alumínio, porém limita-se aos vãos pequenos porque quanto maior o vão, maior a chance de perder o esquadro.

Um Abraço!
Pedreirão.
[100% gratuito]
[100% gratuito]