Fique Atualizado! Receba grátis as atualizações do Pedreirão.

O que é uma Curva ABC, Passo a Passo!

Por:Fabrício Rossi

Curva ABC é uma potente ferramenta que auxilia o orçamento e o planejamento de obras.

Após realizar todo o orçamento de uma obra, classificamos em ordem decrescente (do maior para o menor) quais são os insumos que tem maior peso sobre o custo total da obra. A partir dessa classificação que é gerada a Curva ABC.

A curva nos mostra que 20% dos itens representam 80% do custo total de uma obra, logo, esses são os itens que devem ter mais atenção na contratação e aquisição, porque adquirir um produto ou serviço que faz parte desses 20% acima do seu custo previsto, gera um alto e direto impacto sobre o custo total da obra.

Curva ABC Obra

Macete 01: Sempre consulte a Curva ABC de sua obra e procure adquirir os insumos dentro do orçamento planejado. Atente-se com bastante atenção para os primeiros 20% dos itens que, com certeza, vão representar, aproximadamente, 80% do custo de sua obra.

 Macete 02: A curva ABC pode ser gerada separadamente para Materiais, Mão-de-obra e Serviços, de acordo com a necessidade para facilitar a gestão da obra.

Essa ferramenta também é conhecida como Lei de Pareto ou Princípio 80 – 20 e conceitualmente, afirma que para muitos fenômenos 80% das consequências advêm de 20% das causas. A lei foi sugerida por Joseph M. Juran, que deu o nome em honra ao economista italiano Vilfredo Pareto.

Abraço a Todos!
Pedreirão.
[100% gratuito]
[100% gratuito]