Fique Atualizado! Receba no email as atualizações do Pedreirão.
 
 
Planejamento de obras

O que é o Diário de Obra e como Preencher, Passo a Passo!

Amigos, o Diário de obras ou D.O. ou R.D.O é um dos mais importantes documentos da obra. Nele devem ser descritas todas as atividades que foram desenvolvidas na obra naquele dia, em cada frente de serviço.

É também onde são registradas as informações climáticas, e se elas atrapalharam o andamento das atividades. A disponibilidade dos recursos ou a falta deles também são registradas no diário de obras, principalmente os problemas que impedem a execução dos serviços (como a quebra de máquinas e equipamentos).

O efetivo da obra, os dias percorridos do contrato, os dias faltantes para o término da obra são registrados e acompanhados diariamente.

Macete 01: Acidentes de trabalho também devem ser registrados, desde que autorizados pelo gerente de contrato ou acordado previamente com o cliente.

Há ainda, no caso de obras privadas com presença de gerenciadora (contratada – gerenciadora – cliente), um espaço para a fiscalização fazer os seus comentários, além da assinatura, que representa a formalização do acompanhamento das atividades desenvolvidas. Claro, estamos falando de obras maiores, como a construção de um prédio de apartamentos, uma escola, um hospital, uma expansão de mineração, uma usina hidrelétrica, uma obra de terraplenagem ou estrada.

Macete 02: Nessas obras com presença de gerenciadora o diário de obras é, geralmente, um documento oficial para o registro de ocorrências, assim, é necessário que ele seja bem completo, contemplando as atividades executadas, o efetivo, e principalmente as interferências que atrapalham o início de novos serviços.

A equipe de segurança do trabalho podem fazer anotações de descumprimento de normas.

Um dos maiores problemas do diário de obras é o seu preenchimento inadequado e incompleto. Para evitar esses problemas o diário deve ser de responsabilidade da equipe do engenheiro de produção ou algum profissional da equipe, como trainee, ou estagiário de engenharia ou técnico em edificações.

shutterstock_185874245

Preenchimento do diário de obras, passo a passo!

1. O diário deve ser preenchido no final do dia por cada encarregado com os serviços executados por sua equipe;

2. Ele deve ser entregue na sala da engenharia de produção para que os dados sejam compilados;

3. O profissional (trainee, estagiário ou técnico) designado pelo engenheiro faz o compilamento dos dados em um único documento;

4. O diário deve ser impresso em 2 vias e entregue ao engenheiro que controla a produção para assinatura;

5. Encaminhar as 2 vias do diário para a gerenciadora/fiscalização;

6. A gerenciadora devolve 1 via do diário com os seus comentários;

7. O diário é arquivado para futuras consultas (preferência em uma pasta separada por meses)

Macete 03: Não deixe o preenchimento dos diários acumularem de um dia para o outro. É muito comum encarregados atrasarem a entrega dos diários. Fique atento!

Abraço a todos!
Pedreirão.

Deixe seu recado!

Nome:

Email:

Texto:

3 Comentários [+]