Fique Atualizado! Receba no email as atualizações do Pedreirão.
 
 
Destaque

O que é um Mezanino, Passo a Passo!

Amigos, os mezaninos são muito utilizados nos projetos de arquitetura residencial, comercial e industrial. Todos sabem o que é, mas não associam a palavra. Vejam a descrição abaixo:

Mezanino

O Mezanino nada mais é que uma área aberta no segundo pavimento de um cômodo / ambiente que possui pé-direito duplo e com vista para o primeiro pavimento, proporcionando a comunicação visual entre ele.

O mezanino deve ser dotado de guarda-corpo para proteger as pessoas de cair no primeiro pavimento.

Macete 01: A função do Mezanino é proporcionar ambientes mais amplos mas que tenha a parte de sua privacidade preservada. Ou seja, em uma sala de estar, por exemplo, de uma casa de dois pavimentos é a sala que está no segundo pavimento na saída da escada.

Também pode ser conceituado como uma sacada ou varanda interna a um ambiente. Vejam a foto abaixo:

Em salas e lojas comerciais o Mezanino também é chamado de sobreloja. O espaço pode ser utilizado como um salão para os clientes (em um restaurante, por exemplo), para o estoque de materiais e para o atendimento de clientes especiais.

Na indústria e em galpões o Mezanino também está presente. Ele pode ser utilizado para:

Escritórios: os escritórios em mezaninos são ideais para separar as atividades de produção e administração. Além disso proporciona a visualização da produção como um todo, facilitando a gestão da produção.

Estoque de materiais: aproveita-se o espaço do mezanino para aumentar a área de estoque de materiais, ideal para indústrias que possuem materiais leves, porém volumosos, para estocar.

Instalação de máquinas e equipamentos: Esse tipo de mezanino é feito para a instalação de máquinas e equipamentos altos e que precisam ser abastecidos por cima e, no andar de baixo, é feita a operação da máquina. Geralmente é feito em estrutura metálica.

Por exemplo, em tanques de envasamento de tintas, colas, e outros produtos, aonde o tanque de envasamento é abastecido por cima e por baixo acontece o envasamento nos frascos menores.

Abraço a todos!
Pedreirão.

 

Deixe seu recado!

Nome:

Email:

Texto:

Seja o primeiro a comentar!