Fique Atualizado! Receba grátis as atualizações do Pedreirão.

Funcionamento Sistema Aquecimento Solar!

Por:fabricio

Amigos, a utilização de sistemas de aquecimento solar de água está cada vez mais acessível e garante uma ótima economia de energia elétrica.

O funcionamento desse sistema consiste em aquecer a água fria (água em temperatura natural) ao passar por uma serpentina dentro de placas solares que tem a capacidade de absorver o calor e não deixar que ele saia (assim como funciona uma estufa).

Por ser menos densa, essa água aquecida “sobe” para o reservatório e mais água fria desce para os coletores solares. Em seguida, se aquecem e voltam para o reservatório térmico (boiler). Essas trocas tem o nome de Efeito Termossifão. Vejam o esquema abaixo:

Aquecedor Solar Esquema Funcionamento Agua Quente

Para o uso residencial, geralmente, o sistema de aquecimento solar por efeito termossifão é suficiente para garantir o fornecimento de água quente. Já em outras edificações, como prédios, hospitais, shoppings, onde a distância entre o reservatório e as placas coletoras, além dos pontos de consumo, é distante, é necessário um Sistema de Aquecimento Solar Bombeado, onde bombas de água fazem a circulação e recirculação da água quente.

Instalação do Sistema

O reservatório de água quente é instalado imediatamente abaixo do reservatório de água fria, a famosa caixa dágua. Eles são conectados entre si, para que a água fria chegue até o reservatório de água quente.

Abaixo do reservatório de água quente, cerca de 60cm, são instaladas as placas coletoras. As placas devem obrigatoriamente serem instaladas voltadas para o Norte geográfico com um desvio máximo de 30 graus para a direita ou esquerda. A inclinação das placas é definida seguinte maneira: Latitude da cidade + 10 graus.

Veja o exemplo de algumas capitais:

São Paulo: latitude 23º + 10º = 33º

Brasília: 16º + 10º = 26º

Rio Janeiro: 23º + 10º = 33º

Belo Horizonte: 20º + 10º = 30º

Macete 01: A ligação da tubulação de água fria que vem da caixa d’água para o reservatório de água quente deve ser feita com um sifão de 30 cm para proteção do retorno de água quente. Ela deve possuir diâmetro igual ou superior ao da saída de água quente.

O Reservatório de Água Quente

O reservatório de água quente, ou Boiler, é um acumulador de energia, ou seja, tem a função de manter a temperatura da água. Para isso ele possui um sistema de isolamento térmico para que a água não esfrie e quando você chegar à noite, cansado do trabalho, ter água quente disponível para um delicioso banho. Geralmente eles são cilíndricos em cobre ou inox.

Macete 02: O reservatório de água quente é dimensionado para 100 litros de água quente por pessoa por dia.

Normas Técnicas de Referência

NBR 7198:1993 – Projeto e execução de instalações prediais de água quente

Abraço a todos!
Pedreirão.
 
Abraço a Todos!
Pedreirão.