Fique Atualizado! Receba grátis as atualizações do Pedreirão.

Slump Test do Concreto. Aprenda agora como fazer na obra!

27 de fevereiro de 2014

Amigos, o Slump Test verifica o abatimento do concreto, seja usinado, seja rodado na obra.

Ele é responsável por verificar a trabalhabilidade do concreto e sua unidade de medida é o centímetro (cm). Diferente do que muitos pensam, não existe nenhuma relação direta entre a resistência do concreto e seu Slump.

Para concreto usinado, a verificação do Slump é realizada assim que o caminhão betoneira chega na obra, e ele tem uma tolerância indicada, para mais ou para menos. Por exemplo, um concreto com Slump 10 +/- 2, significa que o Slump desse concreto pode variar de 8cm a 12cm.

Concretos para estacas Hélice Contínua, são concretos mais fluidos, possuem Slump de 25 +/- 3, ou seja, o Slump pode variar de 22cm a 28cm.

Slump Test Concreto

Macete 01: Concreto usinado com Slump MENOR que o indicado no traço pode ser acrescido de água, desde que o traço tenha água retida na usina e seja preservado o A/C (fator água/cimento).

Macete 02: Concreto usinado com Slump MAIOR que o indicado no traço NÃO devem ser aplicados porque podem ter um fator A/C maior que o traço de projeto e não atingir a resistência de projeto aos 28 dias de cura.

Macete 03: Caminhões com o Slump 1cm a mais, exemplo, slump do traço é 10 +/-2, e o caminhão está com slump de 13cm. Deixe o caminhão “bater” o concreto por uns cinco minutos e depois refaça o Slump Test. É bem provável que dê o slump necessário. 

Esses 03 macetes são muito importantes para obras grandes e que tem uma fiscalização de campo rígida. Com esse conhecimento, você não vai devolver caminhão de concreto sem necessidade!

Normas Técnicas de Referência

NBR 7212:2012 – Execução de concreto dosado em central – Procedimento

NBR 12655:2015, versão corrigida 2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle e recebimento – Procedimento

NBR 5738:2015 – Concreto – procedimento para moldagem e cura de corpos-de-prova

Abraço a todos!
Pedreirão.