Fique Atualizado! Receba grátis as atualizações do Pedreirão.

Os 05 Pilares para Construir ou Reformar com Sucesso!

16 de junho de 2015

Amigos, uma Afirmação rápida:

Toda construção, seja uma obra do zero ou uma reforma, precisa desses cinco pilares para ser bem sucedida.

construir-reformar-sucesso-dicas-pedreirao

É um comportamento muito normal nas pessoas que vão construir ou reformar se sentirem inseguras porque não sabem por onde começar e nem quem procurar. Também há uma máxima no mercado que obra é pura “dor de cabeça” que desanima qualquer pessoa e incomoda bastante, antes mesmo da obra começar.

Você é inteligente e quer fazer a sua obra com conhecimento, se preparar para construir, ter uma obra com o mínimo de dor-de-cabeça e um custo justo possível. Afinal, você valoriza o seu tempo e o seu dinheiro.

As pessoas que constroem ou reformam com sucesso, conhecem e colocam em prática os cinco pilares de uma obra bem sucedida.

Eu vou listar cada um deles agora e posso afirmar que o número #5 é o que compila todos os quatro primeiros.

1. Investir no Projeto

construir-reformar-sucesso-dicas-projeto-pedreirao

Eu tenho certeza que você conhece um amigo ou parente que construiu ou reformou sem fazer nenhum projeto. Agora, eu vou te fazer 03 simples perguntas:

 1.       A obra dele ficou de qualidade?

2.       A planta da casa ficou bem resolvida?

3.       O acabamento ficou bonito e em harmonia com a decoração?

A chance das três respostas serem NÃO é muito grande, porque, sem um projeto, não se tem referência de nada.

Os projetos são tão importantes para uma obra que eu vou um pouco mais fundo nesse ponto e te provar definitivamente: É possível construir um carro sem projeto? E um avião? É claro que não.

Então porque a sua casa pode ser construída (ou reformada) sem projeto?

O projeto de uma casa vai além de uma planta que mostra como será a distribuição dos cômodos.

Em uma reforma, seja de casa ou apartamento, os projetos mostram muito mais que as paredes que serão demolidas e a nova distribuição dos cômodos. Você tem que expandir sua visão sobre projetos.

Ao desenvolver um projeto de arquitetura, por exemplo, o projetista pode explorar as melhores características do terreno, da iluminação natural, da captação de água das chuvas e muitas outras possibilidades.

Os projetos são a ferramenta de ouro que mostram como será a construção de cada etapa de uma obra. São eles que vão guiar os profissionais na execução dos serviços de fundações, estrutura, alvenaria, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias e todos os materiais que serão aplicados em cada etapa. É uma fonte de intensa consulta para os profissionais na obra.

Por tudo isso e vários outros pontos (são tantos que vou escrever um outro artigo somente sobre esse tema) você precisa ter um projeto da sua casa (ou apartamento).

2. Planejar toda a Obra

construir-reformar-sucesso-dicas-planejamento-pedreirao

O planejamento é fundamental para atingir qualquer meta na sua vida, inclusive uma meta para construir ou reformar o seu imóvel.

O planejamento da sua construção (ou reforma) não precisa ser grande, complicado e de difícil interpretação. Isso é para grandes obras industriais e de infraestrutura, que envolvem vários projetos, inúmeras etapas de obra e até empresas diferentes. Só que para isso, as grandes obras contam com engenheiros especializados e de elevado conhecimento técnico.

Na sua obra você precisa de um planejamento simples, eficiente e de fácil consulta. É uma ferramenta para te guiar ao longo das etapas de obra com eficiência para  que você consiga visualizar com clareza:

  • Etapas de obra
  • Data de início
  • Data de término
  • Custo por etapa
  • Principais materiais e fornecedores
  • Custo acumulado

Uma ótima planilha em Excel mesmo, de fácil visualização e que aborda todos esses pontos listados, ajuda você no planejamento da sua obra de forma surpreendente. Um profissional experiente em construção e reforma de casas (ou apartamentos) segue essa linha de trabalho. Eu sei, nem sempre é o que vemos por aí no mercado, mas isso é assunto para outro artigo…

3. Contratar mão-de-obra especializada

construir-reformar-sucesso-dicas-mao-de-obra-pedreirao

Em todo o Brasil está muito difícil encontrar profissionais qualificados. Eles estão sempre cheios de serviços para fazer e cobram um preço acima da média do mercado. Só que grande parte do sucesso de uma obra passa pela qualificação da mão-de-obra porque são esses profissionais que conseguem garantir um serviço com mais qualidade, eficiência e sem gerar desperdícios.

As grandes construtoras brasileiras já conseguiram diminuir muito o desperdício nas suas obras, mas na construção de casas e reformas ele ainda é grande.

Macete 01: Veja esse artigo sobre redução de desperdício em construtoras no Blog do Rubens Menín da MRV Engenharia.

Você vai querer desperdício de materiais e retrabalhos na sua obra? Eu tenho certeza que não, por isso, procure profissionais que sabem o que estão fazendo e negocie um preço justo para o serviço.

4. Conhecer os fornecedores de materiais

construir-reformar-sucesso-dicas-material-pedreirao

Toda obra possui várias etapas e tem uma grande quantidade de materiais envolvidos.

Vamos juntos fazer um exercício e pensar rapidamente em alguns materiais de uma obra: cimento, areia, tijolo, cerâmicas, azulejos, tintas, material elétrico (fios, cabos, quadros, tomadas), material hidráulico (tubos, conexões, registros).

Em uma construção, os materiais representam (em média) 50% do custo total. Os outros 50% são de mão-de-obra.

Por isso, você precisa fazer a compra dos materiais com ótimos preços, para conseguir reduzir o custo total de construção.

E, sendo bem sincero, você só consegue bons preços se conhecer os fornecedores de materiais de construção na sua cidade / região e fazer cotações de preços em 3 ou 4 lugares antes de fechar a compra.

Macete 02: Hoje a maioria das cotações de materiais são realizadas via e-mail, sem precisar ir a loja. Entre em contato com a loja, fale com um vendedor, e combine de encaminhar os itens para orçamento por email.

Os materiais mais caros são os que você deve lutar para conseguir os melhores preços e descontos. Isso porque existe um princípio (que todas construtoras usam) que é a Curva ABC, onde 20% dos materiais representam 80% do custo total com materiais. Entenda melhor sobre curva ABC nesse outro artigo do Pedreirão.

Dica Valiosa: Faça uma lista com o contato das principais lojas de materiais de construção, materiais de acabamentos e home centers da sua cidade para fazer orçamentos e conseguir comprar com os preços mais baixos. Tenho certeza que você vai encontrar diferenças de preços de 15%, 20%, 50% e até mais.

Por fim, tenha muita atenção no preço dos 20% de materiais com o custo mais alto. É neles que está o segredo para economizar dinheiro!

Macete 03: Concentrar todas as compras em uma única loja (depósito) pode ser um grande “tiro no pé”. Eles não vão conseguir ter ótimos preços em todos os produtos.

5. Gestão de prazo, custo e qualidade

construir-reformar-sucesso-dicas-gestao-pedreirao

Você já ouviu a expressão:

“O olho do dono que engorda o gado!”

Você precisa acompanhar a sua construção (ou reforma) de perto, com um mínimo de conhecimento para entender o que será feito, qual a sequência das atividades e conseguir conversar com os profissionais que contratar com confiança.

Para conseguir isso, você vai precisar (1) conhecer os projetos, o (2) planejamento da obra, o (3) custo previsto, e as (4) etapas de obra.  Dessa forma, você vai estar literalmente por dentro da obra, vai se sentir mais confiante e empolgado.

Para isso, aproveite todos os artigos do site do Pedreirão para te ajudar nessa jornada. Relacionados com o tema desse artigo, eu recomendo principalmente esses três:

Etapas e Sequência de uma Obra, Passo a Passo!

Os 15 Tipos de Pisos mais Usados, Passo a Passo!

Tipos de Paredes, Passo a Passo! [inclusive Divisórias]

Conclusão

Construir ou reformar com inteligência exige conhecimento, esforço e dedicação. Esses cinco pontos são muito poderosos e são o diferencial das pessoas que constroem com sucesso. E o que é construir com sucesso? É construir com qualidade, dentro do prazo e custos previstos.

Se você é daqueles que pretende deixar toda a gestão da construção ou reforma da sua casa por conta de um profissional ou empresa, você também deve ter o conhecimento desses cinco pilares para acompanhar a sua obra com conhecimento, e saber cobrar a todo o momento prazo, custo e qualidade. Afinal, você é o cliente e está pagando por isso. Deixar tudo por conta de uma empresa não quer dizer que você terá “zero problemas”.

Agora, relembre os cinco pilares para construir (ou reformar) com sucesso:

1. Investir no projeto

2. Planejar toda a obra

3. Contratar mão-de-obra especializada

4. Conhecer os fornecedores de materiais

5. Gestão de prazo, custo e qualidade

Por fim, aproveite e cadastre seu email nesse link do Pedreirão para receber grátis conteúdo exclusivo!

Sucesso na sua obra.

Abraço a todos!
Pedreirão.