Fique Atualizado! Receba grátis as atualizações do Pedreirão.

Light Steel Frame, Passo a Passo!

27 de maio de 2014

Amigos o Light Steel Frame (LSF) ou apenas Steel Frame, como é mais conhecido, é um sistema construtivo industrializado que utiliza perfis leves de aço galvanizado em conjunto com fechamento em placas.

Os perfis leves são conformados a frio e sua montagem formam o esqueleto estrutural (paredes, pisos e telhados). São conhecidos como Guias e Montantes.

 Steel FramePerfil Leve

A união entre os perfis é feita com a utilização de parafusos autobrocantes, de acordo com as orientações dos fabricantes e projetistas.

 Steel Frame Parafusos

Não há a utilização de tijolos ou concreto. Comparando com a construção tradicional, estruturas de concreto com fechamentos de tijolos/blocos ou alvenaria estrutural é completamente substituída por uma estrutura de aço galvanizado leve revestida com placas (madeira OSB, cimentícia, drywall) prontas para receber pintura ou revestimentos.

Fundações

Como o peso da estrutura de Steel Frame é menor que uma edificação tradicional, as fundações tendem a ser mais simples e menos robustas. No caso de casas e edificações menores, geralmente, as fundações são em Sapatas Corridas ou Radiers.

 Steel Frame Fundacao Radier

Montagem Estrutura

O esqueleto é montado de acordo com o projeto, instalando as guias no piso, seguindo a modulação dos montantes e respeitando as passagens de instalações.

 Steel Frame Montagem Guias Esqueleto Pedreirao

Placas de Fechamento

No mercado hoje utiliza-se três tipos de placas para fechamentos:

Placas Madeira OSB (Orientend Strand Board): São placas de madeira que podem fazer o fechamento externo, interno e server como piso. Sobre elas podem ser aplicados pinturas e revestimentos.

Placas Cimentícias: placas de cimento sem amianto utilizadas para os fechamentos externos e, em seguida, receber pinturas ou revestimentos.

Placas Drywall: placas de gesso acartonado utilizadas para fazer os fechamentos internos e, em seguida, receber pinturas e revestimentos. Há placas específicas para serem utilizadas em áreas molhadas (cozinhas, banheiros, áreas de serviços).

Macete 01: Placas Drywall são apenas para uso interno.

 Steel Frame Placas OSB Pedreirao

As placas além do fechamento tem uma importante função estrutural que é o contraventamento de toda a estrutura.

Instalações

As instalações passam no interior das paredes, entre os montantes, e suas saídas são fixadas com perfis metálicos para evitar a movimentação quando no uso.

Macete 02: Uma vantagem do Steel Frame é não gerar quebra-quebra para a passagem e/ou manutenção das instalações. É necessário fazer apenas o corte da chapa, seja cimentícia, osb e drywall, realizar a manutenção e refazer o fechamento.

 Steel Frame Instalacoes Eletrica Hidraulica Pedreirao

Isolamentos

Para garantir o adequado isolamento térmico e acústico, após iniciar os fechamentos e concluir as instalações, insere-se entre as paredes e telhado lá de vidro ou lã de rocha.

Esquadrias

As esquadrias, portas e janelas, são instaladas da mesma maneira que em uma construção em alvenaria, com a utilização de Poliuretano Expansivo (PU) e parafusos autobrocantes.

Telhados

A estrutura dos telhados é feita com os mesmos perfis leves das paredes. Os fechamentos também são feitos com placas OSB ou cimentícias e, em seguida, aplicado o revestimento especificado pelo arquiteto ou projetista. Além disso, é colocada o isolamento térmico-acústico.

Steel Frame Casa Telhado Montagem Pedreirao

Normas Técnicas de Referência

ABNT NBR 15.575 ; 2013 – Edificações Habitacionais – Desempenho

ABNT NBR 14.762 ; 2010 – Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio

ABNT NBR 6355 ; 2012 – Perfis estruturais de aço formados a frio — Padronização

Abraço a todos!
Pedreirão.