Fique Atualizado! Receba grátis as atualizações do Pedreirão.

Casas de Madeira: Alguns Detalhes, Passo a Passo!

29 de abril de 2014

Amigos, as casas de madeira tem um charme e um requinte especial. São ideais para condomínios, sítios e fazendas.Entretanto as pessoas ainda tem muitas duvidas sobre o seu processo construtivo, resistência e durabilidade.

Assim, vamos nesse post falar sobre vários pontos de destaque na escolha do modelo, nos tipos de madeira e técnica construtiva.

1. A Compra e Técnica Construtiva das Casas de Madeira

As casas de madeira são comercializadas por empresas especializadas nesse tipo de edificação. Em resumo, são construtoras de casas de madeira. Em seu portfólio, essas empresas possuem “Modelos-padrão” que são projetos de casa padronizados que o cliente pode escolher a que mais lhe agrada arquitetonicamente e atende as necessidades da sua família.

A espessura das paredes de madeira é, geralmente, 35mm (3,5cm) intercaladas com montantes de madeira distanciados no máximo 300cm (3,0 metros). As áreas molhadas da casa, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço são em alvenaria para facilitar a passagem das instalações (elétricas e hidrossanitárias) e o assentamento dos revestimentos de parede.

Macete 01: Se optar por um Modelo-padrão, observe com atenção as dimensões dos ambientes (cômodos).

Essas empresas também ofertam para o cliente a customização dos projetos padrão, ou seja, a partir de um “modelo-padrão” inclui-se, retira-se ou redimensiona-se os ambientes da casa.

Macete 02: Caso opte por customizar um modelo-padrão faça com um profissional da área para que não fique um “puxadinho” ou um projeto mal resolvido.

Definido o projeto, as empresas trabalham, geralmente, com duas formas de comercialização das casas:

Kit Completo: é a casa completa, com todos os materiais fornecidos e instalados pela construtora (paredes, revestimentos de piso, revestimentos de parede, pintura, forros, metais, baciais sanitárias, material elétrico, material hidráulico, etc). Tudo isso, claro, dentro de um padrão que a empresa trabalha. Eles te entregam a casa pronta para morar!

Kit Madeira: é apenas o fornecimento e instalação das partes de madeira, incluindo o telhado. Ou seja, toda a parte que não é de madeira, além dos acabamentos, é de responsabilidade do cliente. Assim, para que seja feita a instalação do kit madeira, toda a parte que não é de madeira deverá estar pronta para que a empresa faça a instalação do kit madeira. Essa opção traz mais liberdade para o cliente escolher seus acabamentos.

Macete 03: Leia com atenção o Memorial Descritivo da casa que você comprar. Tenha atenção a descrição dos acabamentos e materiais que serão utilizados!

2. Terraplenagem e Fundações

Geralmente as empresas construtoras de casas de madeira não fazem os serviços de terraplenagem e fundações. Essas são de responsabilidade do cliente, mas elas sempre tem alguém ou alguma outra empresa que faz esses serviços para indicar.

3. Tipos de Madeira 

As madeiras utilizadas para a construção de casas tem as características de serem maciças,  “duras” e “amargas”, ou seja, madeiras que não atraem cupins ou outras pragas. São elas:

– Maçaranduba ou Paraju: madeira escura, bem vermelho-amarronzada e densa;

– Angelim Pedra: madeira de cor castanho avermelhado claro ou escuro, com manchas castanhas mais escuras devido à exudação de óleo-resina, brilho ausente. Densidade média e dura ao corte, além de textura grossa, de aspecto fibroso. É muito durável em relação a fungos apodrecedores e resistente a cupins-de-madeira-seca.

– Grápia, Garapa ou Amarelinho: madeira de cor bege amarelada ou bege rosada, de grande resistência a cupins e outras pragas, além de resistência ao apodrecimento.

– Ipê: madeira de cor pardo-acastanhado ou pardo-claro (geralmente uniforme) muito pesada e dura, com alta resistência mecânica e baixa retrabilidade volumétrica. É resistente ao ataque de insetos e ao apodrecimento.

– Itaúba: madeira de cor amarelo-esverdeado, quando recém serrado, tornando-se castanho-esverdeado-escuro; cheiro agradável, levemente adocicado, e gosto imperceptível; densidade alta e textura média; superfície irregularmente lustrosa. Considerada de alta resistência ao ataque de fungos apodrecedores, cupins e fungos marinhos.

4. Durabilidade

A madeira apresenta excelente resistência e durabilidade, devendo ser adotadas, pelo proprietário do imóvel, medidas de proteção adequadas contra umidade, intempéries e pragas. A vida útil de estrutura de madeira é estimada em 100 anos.

5. Conforto Térmico

A organização estrutural do tecido da madeira retém pequenos volumes de ar em seu interior, impedindo a transmissão de ondas de calor ou frio. Desta forma, a madeira apresenta-se como um isolante térmico natural.

6. Manutenção

As casas de madeira não requerem uma manutenção complicada e cara, pelo contrário, é uma manutenção simples e barata. Dentre alguns destacam-se:

  • Lavar as paredes externas da casa uma vez por ano;
  • Aplicação de verniz ou impregnante stain a cada 5 anos ou quando se verificar necessário;
  • Aplicação de verniz ou impregnante stain interno a cada 10 anos ou quando se verificar necessário.

Macete 04: stain é um impregnante para madeira com ação fungicida e inseticida, repelente a água e com filtro solar. Penetra na madeira realçando os veios sem formar filme, dando maior durabilidade e proteção. É fácil de aplicar, indicado para portas, portões, janelas, esquadrias, decks, casas pré-fabricadas de madeira, tanto externas quanto internas. Deve ser aplicado somente com pincel. Para manutenção, não é necessário lixar, lave a superfície com detergente neurto e deixe-a secar para reaplicar o produto.

Macete 05: No caso de vernizes é necessário lixar e retirar todo o verniz antigo antes de aplicar uma nova camada.

7. Custo e Prazo de Construção

Muitas pessoas perguntam em relação ao custo das casas de madeira em comparação a casa de alvenaria. Esse custo depende do padrão de acabamento que o cliente escolher para sua casa, mas ele fica, geralmente, entre 10% e 20%, no máximo, mais barato que uma casa de alvenaria. O prazo de construção é rápido, variando de 90 dias para kits madeira a 10 meses para kits completos.

Abraço a todos!
Pedreirão.