Receba GRÁTIS conteúdo do Pedreirão no seu email!

Conheça as Máquinas Utilizadas em Obras, Passo a Passo!

Por:Fabrício Rossi

Muitos profissionais que iniciam os trabalhos em obras não conhecem as máquinas que trabalham nas obras e suas funções. Os engenheiros recém-formados então chegam até ter vergonha de perguntar os nomes das máquinas. Isso é muito comum, pois não se aprende sobre máquinas e equipamentos nos cursos de graduação ou técnicos.

Isso também acontece com mestre-de-obras e encarregados que não conhecem todas as máquinas ou suas funções.

Assim, com o objetivo de ensinar sobre as máquinas que utilizamos nas obras, vejam abaixo as mais comuns e suas funções:

Retroescavadeira

É uma das máquinas mais utilizadas em obras. Tem a função de escavar valas e redes, transportar materiais e carregar caminhões.

retro-escavadeira-locacao-obra

Escavadeira Hidráulica

Tem a função de aterro e desaterro, conformação de taludes, carregamento de caminhões e escavação de redes de diâmetro maior que DN800. É uma máquina alta produtividade. Manutenção apenas por um especialista devido aos componentes eletrônicos.

escavadeira-hidraulica-locacao-obra-maquinas

Pá-carregadeira

Tem a função de carregamento de caminhões em pátio de estocagem, trabalhos de carregamento em Usina de Asfalto, Usina de Solos e terraplenagem.

pa-carregadeira-locacao-obra-terraplenagem-pedreirao

Mini pá-carregadeira ou BobCat

Muito utilizada em obras de construção civil. Tem a função de transportar materiais e agregados, máquina versátil pelo tamanho e consegue entrar em espaços confinados.

Macete 01: Há vários implementos disponível para Bobcat que deixam essa máquina ainda mais versátil, como vassourão, brocas perfuratrizes, valetadeiras, picão e até betoneiras!

bobcat-mini-carregadeira-locacao-obra-pedreirao

Mini retroescavadeira

Tem a função de escavar redes mais rasas como água fria, incêndio, esgoto, elétrica, spda. Utilizada também para o transporte de materiais. É uma máquina mais lenta indicada para trabalhos mais leves.

Também possui vários implementos que vão facilitar o seu dia a dia de obra, veja na foto! É surpreendente a versatilidade.

mini-retro-escavadeira

Motoniveladora ou Patrol

Equipamento específico para terraplenagem. Tem a função cortar ou aterrar sub-leitos, sub-bases e bases de acordo com as estacas de marcação topográfica. Equipamento de muita força que consegue espalhar ou cortar grandes volumes de material (terra, bica corrida).

Veja mais sobre Terraplenagem nesse link! 

motoniveladora-patrol-terraplenagem-locacao-obra-pedreirao

Rolo compactador pé-de-carneiro

Equipamento para terraplenagem. Depois que a Patrol deixa a camada de material pronta, ou no greide, passa-se o rolo para compactar o material no número de feixes (ida e volta) necessários para atingir o “grau de compactação” de projeto.

O que é um feixe? Uma ida e volta do rolo é chamada de “feixe”.

rolo-pe-carneiro-pata-terraplenagem-locacao-pedreirao

Rolo compactador liso

Também é um equipamento para terraplenagem. Tem a função de compactar materiais mais finos como bica corrida, acabamento de Base para imprimação ou CAUQ (asfalto) e que precisam de uma superfície bem lisa e compactada.

O grau de compactação também é determinado pelo número de “feixes” que o equipamento faz sobre o material.

rolo-liso-terraplenagem-locacao-obra-pedreirao

Caminhão Pipa

Tem a função de umedecer o material para que ele atinja a umidade ótima para compactação. Também tem a função de molhar a obra em épocas de seca, quando o movimento de máquinas levanta muita poeira.

O Caminhão Pipa também auxilia distribuindo água para toda a obra (enchendo tambores), lavando peças que serão concretadas, e molhando lajes e tabuleiros já concretados e que estão em processo de cura. Veja mais sobre A Cura do Concreto, nesse link!

caminhao-pipa-terraplenagem-locacao-obra-pedreirao

Caminhão Munck

Equipamento de muita versatilidade e fundamental para a obra. O Munck tem a função de fazer movimentação de cargas na obra com o braço hidráulico.

Parece pouco? Então veja como o Munck na obra é incrível:

  • O Munck faz a distribuição de blocos de concreto;
  • Distribuição e assentamento de manilhas de concreto;
  • Leva e traz as ferramentas do almoxarifado;
  • Faz o transporte de equipamentos como Bobcat, compressor de ar, gerador;
  • Transporte de materiais na obra e para a obra como madeiras, sacos de cimento, peças de andaime, escoramentos;
  • Pode ser utilizado com gaiola para fazer serviços em altura;
  • Içar peças para o alto (para uma laje, por exemplo);

Caminhao-munck-obra-locacao-pedreirao

Caminhão caçamba

Transporte de agregados como terra, areia, brita, pedra (rachão, rachinha, pedra-de-mão), asfalto, material detonado, bota-fora, material de demolição, material para ciclo ambiental, etc.

caminhao-cacamba-basculante-locacao-terraplenagem-pedreirao

Caminhão carroceria

Transporte de madeiras, tubos, caixas, pré-moldados, calhas, etc.

Macete 02: Prefira um Munck ao caminhão carroceria. É um equipamento mais versátil que vai te permitir melhor uso e mais eficiência.

caminhao-carroceria-cargaseca-obra-locacao-pedreirao

Caminhão Comboio ou Melosa

É um posto de combustível sobre rodas. Tem a função de abastecer os equipamentos na obra. Muito encontrado em obras que utilizam muitos equipamentos, como terraplenagem, rodovias, expansão de mineração.

caminhao-comboio-melosa-locacao-terraplenagem-pedreirao

Essas são as principais máquinas que utilizamos no dia-a-dia de obra. Outras máquinas específicas como manipuladores telescópicos e plataformas elevatórias serão tratadas em outros tópicos.

Macete 03: Todas as máquinas devem sempre estar com a manutenção em dia. Faça a anotação do horímetro ou km das máquinas diariamente.

Veja esses Infográficos Resumo das Maquinas Utilizadas em Obras:

Um Abraço!
Pedreirão.
[100% gratuito]
[100% gratuito]