Fique Atualizado! Receba grátis as atualizações do Pedreirão.

A Cura do Concreto, Passo a Passo!

9 de junho de 2012

Amigos, a cura do concreto é muito importante, até mais que você imagina, porque uma cura bem feita vai garantir que o concreto atinja a resistência desejada aos 28 dias e não sofra retração, que pode ocasionar o surgimento de fissuras.

Um pouco de parte técnica

 O início de pega do concreto  significa que o cimento começou a reagir com a água em uma reação exotérmica, que libera calor, com aumento de temperatura.

Se estiver com pouca água a reação vai liberar muito calor e terá retração rápida, surgindo fissuras ou trincas. Por isso, que as superfícies concretadas devem ser mantidas imersas em água, úmidas, molhadas.

De volta a linguagem de obra…

 O objetivo de “curar o concreto” é deixar que ele sempre molhado para que fatores externos como temperaturas elevadas do ambiente, ventos e baixa umidade do ar não atrapalhem o processo de endurecimento (principalmente nos 07 primeiros dias).

A maior atenção deve ser dada a cura de superfícies horizontais como lajes, pisos, fundo de piscinas, quadras de esporte, etc. Geralmente são as peças concretadas que apresentam maiores problemas de cura.

Uma cura mal feita é identificada pela fissuração e até pequenas trincas que surgem na superfície do concreto.

Para que uma cura seja bem feita a superfície deve estar sempre úmida, imersa em água.

cura-concreto-agua-laje-piso-construcao-pedreirao

A molhação deve ser feita pelo menos três vezes ao dia. No início da manhã as 8h, por volta de 12h, e por volta das 15h, ou sempre que a superfície estiver completamente seca.

Macete 01: Nas épocas de muito sol e baixa umidade pode ser necessário molhar mais vezes.

Uso de lonas e manta geotêxtil

É aconselhável após molhar as lajes e pisos cobri-los com lona preta ou manta para manter a superfície molhada por mais tempo. Assim, quando for molhar novamente basta enfiar a mangueira por debaixo da lona. É a melhor forma de fazer a cura de superfícies planas, é muito eficaz.

cura-concreto-passo-passo-pedreirao

Cura Química do Concreto

Existe também a cura química do concreto que é feita pulverizando sobre a superfície recém-concretada um produto químico a base de resinas sintéticas que formam uma película protetora. Vamos tratar desse assunto em um tópico específico.

Por ser um produto químico, é fundamental que o aplicador utilize luva, máscara, óculos de proteção, e todos os outros EPIs.

Macete 01: É normal após a aplicação do produto para cura química a superfície concretada ficar esbranquiçada.

cura-quimica-concreto-obra-construcao-laje-concretagem-pedreirao

Normas Técnicas de Referência

NBR 6118:2014, versão corrigida 2014 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento

NBR 14931:2004 – Execução de estruturas de concreto – Procedimento

 Abraço a todos!
 Pedreirão.