Fique Atualizado! Receba grátis as atualizações do Pedreirão.

Concreto Piso Polido ou Piso Zero, Passo a Passo!

Por:Fabrício Rossi

Os pisos polidos devem ser feitos com muita atenção desde o agendamento do concreto, veja:

Agendamento na Concreteira

O concreto deve ser sempre agendado para os primeiros horários da manhã. Deve ser informado a concreteira que você vai precisar de “traço para piso acabado” ou “traço para piso polido”. Esse concreto vem com menos retardador de pega, fundamental para esse tipo de piso.

Informar a empresa que vai executar o serviço qual o tipo de acabamento que você precisa, são eles: vassourado, camurçado ou polido.

Aplicação do Concreto

A aplicação deve ser rápida, sem atrasos, com a utilização do nível a laser vai-se marcando os pontos nivelados no concreto.

Macete 01: posicione o nível a laser em um local firme, protegido de chuva e que cubra toda a área a ser concretada. Evite reposicioná-lo.

Piso Polido 2

Com uma régua de alumínio um profissional vai ligando os pontos de nível formando as mestras. Em seguida, com a régua vibratória sobre as mestras vai-se fazendo os panos de concreto nível zero;

regua-vibratoria

Após a aplicação espera-se o concreto “dar pega”, endurecer um pouco, por volta de 04 a 05 horas;

Acabamento Vassourado

Piso nível zero que, após o início de pega é passada uma vassoura sobre ele criando uma superfície mais rugosa. Muito utilizada para passeios ou pisos que vão receber outro tratamento final como Granitina/Korodur;

Piso Polido Vassourado

Acabamento Camurçado

Piso zero que após a pega é dado um tratamento com a acabadora (também conhecida como ventilador ou bambolê) por cerca de 3 horas, ficando com um acabamento semelhante a uma parede rebocada.

Acabamento Polido

Piso zero que após a pega é dada um tratamento com a acabadora por 5 ou 6 horas até que ele fique com uma superfície bastante lisa.

piso-polido

Corte das Juntas

Três ou quatro dias após a concretagem devem ser feitos os cortes das juntas de dilatação. As juntas geralmente são em uma malha de 4,0m X 4,0m para evitar trincas e fissuras no piso e são executadas com uma Serra de Carrinho ou Serra Clipper.

Antes de iniciar o corte deve ser feita a marcação das juntas de acordo com a paginação do projeto (se houver), com o auxílio de uma régua ou linha e, de preferência, com a linha demarcadora (aquela que fica imersa em pó vermelho, específica para demarcação).

Corte Piso Polido

Macete 02: Atenção para a escolha do disco de corte, ele deve ser um disco de corte para concreto, porque há outros discos para corte de asfalto, por exemplo.

Seguindo esses passos você terá um piso de muita qualidade e uma superfície bem plana. Esse serviço deve ser executado com bastante atenção.

Piso Polido

Macete 03: Se você não tem equipe treinada, não arrisque fazer, contrate uma empresa especializada que tem preço entre R$5,00 a R$8,00 por m2, dependendo da região.

Veja esse infográfico resumo do Piso Polido (Piso zero), passo a passo:

Normas Técnicas de Referência

NBR 12.260:2012 – Execução de piso com argamassa de alta resistência mecânica — Procedimento

NBR 15575-3:2013 – Edificações habitacionais — Desempenho – Requisitos para os sistemas de pisos

 

Abraço a Todos!
Pedreirão.
[100% gratuito]
[100% gratuito]