Receba GRÁTIS conteúdo do Pedreirão no seu email!

Como Usar o Nível a Laser, Passo a Passo!

Por:Fabrício Rossi

Os níveis a laser estão ganhando mais espaço nas obras por serem muito úteis, dinâmicos e mais precisos que a mangueira de nível.

O problema é que os níveis a laser disponíveis no mercado não possuem um manual de instruções claro e sequencial e, alguns deles, apenas em inglês. Por isso vejam passo a passo como utilizar o nível a laser e algumas de suas funções:

Kit Nível Laser

O kit do aparelho de nível a laser é composto por:

· Aparelho de nível a laser;

· Mira de nível a laser;

· Régua graduada de 3,0m;

· Tripé de alumínio;

· Nível bolha para régua;

· Caixa de alumínio com interior acolchoado;

· Recarregador de bateria do aparelho;

· Bateria de 9V da mira;

· Óculos de proteção do laser.

Funções e Características do Nível a Laser

São autonivelantes: quando posicionar o tripé do nível a laser, coloque-o em uma posição mais próxima de nivelada. Ao ligar o equipamento ele autonivela automaticamente.

Macete 01: Você verá os pontos de laser piscando e movimentando até começar a girar. Isso é normal, o equipamento está autonivelando.

Botão liga/desliga: Esse é o botão de ligar e desligar o nível a laser. Sempre que você for movimentar o aparelho desligue-o primeiro para não danificá-lo.

Controle de velocidade do giro: ao pressionar essa tecla você escolhe qual velocidade o laser vai girar ao redor do seu eixo.

Macete 02: para definir os pontos de nível na obra ou em campo aberto utilize a velocidade máxima de giro;

Veja o destaque do campo de laser que é feito na horizontal.

Quando a mira atinge esse campo ela está nivelada.

Feixe de laser: Esse botão faz que o laser fique em feixes. Ele é ideal para marcar linha de nível nas paredes dos cômodos. O feixe tem 03 opções de comprimento. Vá apertando o botão para definir qual te atende melhor. 

Sentido de giro: Além de girar para definir os pontos de níveis e o nível em feixe, você vai precisar de um ponto de laser em uma determinada parede. Para isso você tem os dois botões de giro no sentido horário e giro no sentido anti-horário. Assim, se precisar de um ponto vá apertando o botão no sentido que precisa até que o ponto do laser chegue aonde você precisa.

Botão de carregamento: o nível a laser funciona por bateria carregada na tomada 110V/220V.

Macete 03: No final do dia carregue o nível a laser. Deixe ele dormir na tomada para que sempre que precisar ele esteja carregado e você não fique na mão. Imagine ficar sem o nível a laser no meio da concretagem de uma laje nível zero? Ou de um piso nível zero?

Passo a Passo de Utilização

Instalação do Equipamento

Instale o nível a laser sobre o tripé no local desejado. Coloque-o em uma posição mais nivelado possível. Ligue o aparelho. Você verá os pontos de laser piscando e movimentando até começar a girar. Isso é normal, o equipamento está autonivelando.

 

Definição do ponto de referência de nível

No ponto que será a sua referência de nível posicione a régua sobre o ponto e zere a mira no laser, ou seja, posicione a régua de forma que vá zerar o aparelho.

Isso acontece quando a mira começa a apitar (pi pi pi pi) e no visor aparece uma setinha para cima ou para baixo, dizendo para você subir ou descer a mira. Quando ela estiver zerada, ou nivelada, com o laser do aparelho, ela para de apitar e faz um barulho contínuo (piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii).

 
 
Visor da mira com a seta para cima: pedindo para subir
a mira para zerar o nível da mira com o laser do aparelho.
 
  
Visor da mira com a seta para baixo: pedindo para baixar a
mira para zerar o nível da mira com o laser do aparelho.
 
 
Visor da mira zerado: indica que a mira está
zerada com o laser do aparelho.

Marcação dos níveis nos pontos desejados

Após zerada a régua você pode bater os seus pontos de nível, seja durante a concretagem de uma laje ou um piso, seja para definir os pontos do contra-piso ou ponto de nível para soltar os azulejos de uma parede.

Macete 04: Utilize o nível a laser para transferir pontos de nível eliminando o uso da mangueira de nível. A precisão é muito maior e o tempo de execução do serviço reduzido.

Definição da altura da mestra para contra-piso.

A régua deve estar aprumada para que o nível fique correto.

Mestra com a altura do contra-piso definida pelo nível a laser.

Toda obra que passa a utilizar o nível a laser não quer mais utilizar o nível a mangueira nunca mais!

É importante que o engenheiro ou técnico de campo ensine o mestre e encarregados a trabalhar com o nível a laser.

Lembre-se que a maior dificuldade de um mestre ou encarregado é saber lidar com nível. Então tenha bastante atenção e confira sempre quando um mestre for definir níveis na obra.

Veja agora onde o o Nível a Laser pode, e Deve ser usado:

 
Um Abraço!
Pedreirão.
[100% gratuito]
[100% gratuito]